Pesquisas sobre saúde são apresentadas em Manaus


Cerca de 35 pesquisas científicas, na área da saúde, desenvolvidas por estudantes do interior do Amazonas dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram apresentadas no auditório da UEA no último dia 24 de junho.

Os projetos foram executados por meio do Programa Estratégico de Apoio à Integração de Estudantes do Interior às Ciências da Saúde (IC-Saúde), financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Representando o reitor da UEA, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, José Luiz de Souza Pio, disse que o programa é uma forma diferenciada a iniciação científica. “Os alunos ingressam já no segundo período. O ideal seria que todas as universidades aplicassem, na formação, o ensino, a pesquisa e a extensão”, disse, demonstrando o orgulho que sente da instituição ser a única no Estado que tem o programa específico para a área de saúde. “O programa não seria possível sem o auxílio da FAPEAM”, destacou.

A coordenadora do programa, Hellen Emília Menezes de Souza, ressaltou o esforço dos alunos que vieram do interior do estado e se inseriram no programa. “A ideia era pegar esses alunos que estavam iniciando. Eles deixam suas famílias no interior e têm que se adaptar a uma outra cidade. Cada um deles se empenhou para participar do processo seletivo do IC-Saúde, por isso, hoje eles estão aqui”, revelou.

A coordenadora de Pesquisa da UEA, Maria Silvia Mendonça Queiroz, afirmou que o ensino só se faz com pesquisa. “Sem a pesquisa seria um ensino livresco. Este programa é uma oportunidade única”, ressaltou.         

Projetos relevantes

O estudante de Enfermagem da UEA, Ariel Costa do Espírito, apresentou o projeto “Perfil epidemiológico das crianças queimadas por agentes térmicos atendidas no Pronto Socorro da Criança, zona Sul, de Manaus no período de 2009”. Segundo ele, o objetivo é identificar as crianças que apresentam maior predisposição para acidentes. “A expectativa do nosso trabalho é elaborar informações que fomentem elaboração de campanhas de prevenção”.  O projeto teve a orientação da professora Sheila Maria Bentes.

A estudante de Enfermagem, Marina Carla Barbosa de Oliveira, destacou que o projeto “Avaliar a qualidade de vida dos idosos cadastrados no programa hiperdia no Centro de Atenção Integral a Melhor Idade – CAIMI – Manaus-AM” foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a qualidade de saúde dos idosos cadastrados no programa Hiperdia atendidos no Caimi Ada Rodrigues, em Manaus (AM), no período de 2010 a 2011. A orientadora do projeto, que ainda está em fase de execução, é a professora Marianina Costa.

/Com o projeto “Perfil Odontológico dos pacientes especiais atendidos na Policlínica da UEA” o estudante Flávio Lima, do curso de Odontologia, destacou que o objetivo da pesquisa é verificar o comportamento das resinas compostas, analisando o seu grau de fluorescência, comparando com os dentes naturais. A pesquisa foi coordenada pela professora Eliane de Oliveira.

Já o estudante de Odontologia Anderson Andrade Pires destacou que o projeto “Avaliação da fluorescência das resinas compostas comparadas com a fluorescência dental” tem o objetivo de quantificar os pacientes com necessidades especiais atendidos na Policlínica da UEA no período de maio de 2009 a maio de 2010.

Os estudantes, orientados por professores, estão desenvolvendo as pesquisas e, ao final, vão apresentar os resultados dos estudos por meio de pôsteres e apresentações orais.

Sobre o IC-Saúde

Financiado pela FAPEAM, o IC-Saúde tem como objetivos  incentivar a concepção de pesquisa científica nos alunos da área da saúde (oriundos do interior), permitindo o acesso aos princípios teórico-metodológicos da iniciação científica mediante a construção de projetos de pesquisa; qualificar quadros para os programas de iniciação científica da Escola Superior de Ciências da Saúde e aprimorar o processo formativo; e estimular os professores/pesquisadores a engajarem estudantes de graduação em atividades de pesquisa, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da UEA.

Foto 1 – Alunos do interior envolvidos no Programa IC-Saúde (Vanesa Leocádio)

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *