Pesquisas sobre saúde terão resultados apresentados em seminário


Financiar pesquisas com temas relacionados a saúde, capazes de dar resposta e solucionar os problemas da população nessa questão, esta é atualmente uma das prioridades dos centros de pesquisas e agências de fomento do país.

 

No Amazonas, para atender a esta necessidade a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) mantém o Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), um programa desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e CNPq  que consiste em apoiar, com recursos financeiros, projetos de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Estado do Amazonas.

 

Resultados

 

Para apresentar os resultados desta iniciativa, acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/05), o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), onde serão apresentados os resultados de 17 projetos de pesquisas que buscaram, em quatro anos, promover o desenvolvimento científico através do PPSUS.

O seminário acontecerá na sede do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), situado à rua Teresina, 476, no bairro de Adrianópolis, nos horários de 9h30 às 11h15 e das 14h às 16h45.

 

Na ocasião, os pesquisadores de instituições como Fundação Medicina Tropical (FMT-AM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre outras, farão apresentações orais, para mostrar de que maneira contribuíram para o avanço da ciência, no que tange às problemáticas da área de saúde local.

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ppsus1.jpgSerão apresentados trabalhos em três áreas: Doenças não transmissíveis, Gestão de trabalho e educação em saúde e Comunicação e informação em saúde, envolvendo, ainda, estudos sobre contaminação por mercúrio, células tronco, suplementação de ferro em crianças, entre outros assuntos.

 

De acordo com o chefe em exercício do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Fapeam (DEAC), Danilo Matos Alves, a banca de avaliação dos resultados das pesquisas será composta por representantes locais e de outros estados.

 

“Do Amazonas participam Vanderli Tadey (INPA), Maximiliano Loiola (Fiocruz), Maria Augusto Rebelo (UFAM) e Jorge Luís Lopes (UEA). Além desses, participam também Carlos Brandt, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eluci Gir, da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto (USP), Ana Lúcia Escobar, da Universidade Federal de Rondônia (UFRO) e José Francisco Moura, da Universidade Federal de Roraima (UFRR)”, destaca Alves.

 

O diretor presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, destaca a relevância do programa para o Amazonas. “O PPSUS tem um valor muito grande, porque contempla pesquisas que dão cobertura a doenças negligenciadas. Os resultados são capitalizados pelas secretarias estadual e municipal (Susam e Semsa) e até pelo Ministério da Saúde para melhor administrarem as políticas públicas que envolvem essas doenças”, disse.

 

O edital do PPSUS 014/2006 da FAPEAM, no qual estão inseridas as pesquisas, conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SUSAM), Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que juntos,  destinaram R$1,9 milhão para a execução dos projetos.

Confira a programação.

 

Kelly Melo e Ulysses Varela– Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *