Pharmakos da Amazônia recebe certificação orgânica de plantas medicinais


08/02/2011 – A flora amazônica possui uma fonte inesgotável de recursos bioativos. Nela, encontramos uma rica biodiversidade ainda a ser desvendada pela ciência, tecnologia e pelos incentivos à inovação. A Empresa Pharmakos D’Amazônia caminha nessa direção ao adquirir, recentemente, a certificação orgânica de plantas medicinais.

O certificado foi concedido pela Ecocert Brasil, filial da francesa Ecocert S/A – maior certificadora de produtos orgânicos do mundo – que reconheceu a Pharmakos como uma empresa que desenvolve produtos por meio da exploração racional de sistemas agroflorestais, sem uso de agrotóxicos, desmate ou queimas de áreas.

Conforme o diretor-geral da empresa, Schubert Pinto, elaborar produtos em escala industrial a partir de plantas medicinais da Amazônia, com sustentabilidade, de forma a não degradar o meio ambiente é a concretização de um sonho. “O que antes foi produzido artesanalmente, com a Pharmakos D’Amazônia passa a ser feito em escala industrial, com rigoroso controle de qualidade”, explicou.

Segundo o diretor, a produção de forma industrial só foi possível devido ao constante investimento em pesquisas e ao desenvolvimento de novas tecnologias.  “Este é o grande diferencial da Pharmakos e mostra que a inovação é sempre o melhor caminho”, destacou.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/PHARMACOS002.jpg

Matérias-primas certificadas

As matérias-primas certificadas foram o crajiru, com o cultivo anual de 3,6 toneladas e o urucum, com produção anual de 5 a 7 toneladas, utilizadas para a produção de cosméticos e fitoterápicos.

Schubert ressaltou a importância da certificação, pois ajuda a encaminhar a Amazônia para o mercado nacional e internacional, por meio da inovação dos produtos. “A sociedade se beneficia ao utilizar produtos bioativos amazônicos, sejam terapêuticos ou cosméticos, haja vista que a matéria-prima orgânica é própria e certificada”, afirmou.

Apoio da FAPEAM

Segundo Schubert a empresa recebeu incentivo de R$ 131,7 mil por meio do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O programa, que consiste em apoiar com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores, é desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Sebrae-AM.

Para o empresário, a FAPEAM foi uma grande parceira nesta empreitada, pois por meio do projeto ‘Abonari – Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais Certificadas’, financiou a pesquisa e a implantação desse projeto que é a ‘pérola’ da Pharmakos.

O selo de certificação orgânica garante ao consumidor a certeza de estar adquirindo um produto isento de contaminação química.“A certificação garante aos mercados nacional e internacional que toda a produção é de qualidade com preços acessíveis, agrega valor ao produto, que passa a ser mais saudável e aumenta o faturamento da empresa”, observou o empresário.

Redação: Dalva Berquet

Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *