Pichação transformada em arte
15/10/2013 – Você sabe a diferença entre grafismo e pichação? Os jovens pesquisadores do projeto ‘Grafismo x pichação’ explicam as diferenças entre eles e promovem a conscientização do público escolar. O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, localizada na Rua Belo Horizonte, Compensa, zona oeste de Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para a sociedade, a diferença entre a pichação e grafismo é básica. Pichação é vista como ato de vandalismo, já o grafismo é visto como arte. Esta é a ideia que os cientistas júnior do Programa Ciência na Escola (PCE), Aline Costa, Caetano Santana e Ana Caroline promovem.
O grafismo faz tanto sucesso que os filhos do rei da Escócia contrataram três grafiteiros para renovar a pintura do seu castelo. A princípio, o rei achou estranho, mas depois falou que nunca havia visto uma arte tão bonita.
Para comprovar a arte, os jovens pesquisadores, com autorização da gestora Antônia Ercília, demonstraram no muro da escola o que é grafismo.
De acordo com o coordenador do projeto, Jairo Washington, o grafismo serve como incentivo para pichadores saírem do mundo do vandalismo. Segundo os jovens pesquisadores, a poluição visual causada é um mal para a sociedade.
Os jovens cientistas do PCE mostram que em pequenos atos de conscientização podem melhorar o mundo.
Fonte: PCE, por Jennifer Silva