Piradados é apresentado a estudantes de Eirunepé


Aproximar a ciência das comunidades amazônicas. Este é o objetivo do projeto “I Ciclo de Oficinas Educativas para Genética e Conservação dos Grandes Bagres Migradores da Amazônia”, o qual foi apresentado a estudantes do município de Eirunepé durante os dias 19 a 21. 

Idealizado por pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular (LBTM), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o projeto visa abordar, de forma simples e dinâmica, questões sobre a pesca na Amazônia, o ciclo de vida das espécies e os resultados das pesquisas sobre a genética dos grandes bagres.

Durante três dias, os estudantes tiveram acesso as informações produzidas pela pesquisa e que resultaram no jogo “piradados”, o qual foi utilizado para avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o assunto. O jogo reúne informações básicas sobre genética, ecologia e migração dos bagres na Amazônia. O jogo tem como objetivo levar ao público infanto-juvenil, sem ou com pouco conhecimento, informação de forma divertida. Além do jogo, a divulgação do estudo é feita por meio de camisetas, adesivos, folders etc.

As pesquisadoras Kyara Formiga e Jacqueline Batista, responsáveis pelo projeto, explicaram que o projeto estenderá as visitas para mais dez municípios do Estado, a partir do dia 03 de abril, data da abertura oficial.

Com informações do Inpa

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