Posgrad investiu R$ 1,5 milhão foram investidos em cursos do Amazonas
" A partir de informações sobre o uso popular da semente de jucá, a pesquisadora Ana Cláudia Alves testou extratos do vegetal e os resultados das concentrações estudadas revelaram sua eficiência no tratamento da leishmaniose e de doenças causadas por fungos. Conhecida como ferida brava, a leishmaniose é uma infecção na pele. Ela se caracteriza por causar feridas que podem se transformar em úlceras e destruir cartilagens do nariz e o interior da boca e da garganta. A doença apresenta alto índice de mortalidade nos casos não tratados.
foto_fapeam_10
A pesquisa para a cura da doença com medicamentos alternativos é tema da dissertação de Ana Cláudia, aluna do Mestrado em Patologia Tropical da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e sua relevância é ainda maior porque na Amazônia a incidência da leishmaniose é bastante alta.
O trabalho de mestrado foi apresentado durante a 1ª Mostra Pública de Pós-Graduação e Pesquisa do Estado do Amazonas, no Studio 5 Festival Mall. O evento que começou ontem, 3, e prossegue durante todo o dia de hoje, foi batizado de Kwawsawa Rendawa, expressão da língua geral Nheengatu, que significa