Potencial da pimenta-de-macaco em tratamento odontológico é alvo de estudo


27/07/2012 – São Luís (MA) – Um estudo de iniciação científica, realizado em Manaus, investiga a potencialidade da atividade antifúngica do extrato de pimenta-de-macaco (Piper aduncum) na aplicação de tratamentos odontológicos. Os resultados preliminares do trabalho foram apresentados durante a Sessão de Pôsteres da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal do Maranhão até esta sexta-feira (27/07).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O trabalho ‘Efeito do extrato de Piper aduncum (pimenta-de-macaco) sobre Candida albicans’ foi apresentado na SBPC pela acadêmica do 7º período do curso de Odontologia da Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins), Karen Tavares, com o financiamento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape).

/Para ela, o apoio do Pape representa o pontapé para continuar fazendo pesquisa. “Pretendo seguir carreira de pesquisadora e este evento proporciona uma importante troca de conhecimento para os participantes”, afirmou.

A estudante informou que a pimenta-de-macaco é uma das espécies mais populares da Amazônia. “Neste estudo foram realizadas investigações, para determinar a atividade antifúngica desta espécie vegetal, que foi avaliada pelo método de difusão do halo de inibição”, destacou.

Segundo a pesquisa preliminar realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica (Proic) da Universidade Nilton Lins, o gênero Candida albicans é responsável por cerca de 80% das infecções fúngicas em ambientes hospitalares. “Estas infecções se mostram tão importantes pela frequência com que colonizam e infectam hospedeiros humanos”, explicou.

Tavares disse ainda que micro-organismos como Candida albicans são frequentemente designados como patógenos oportunistas, que comumente são isolados na cavidade bucal, intestino e vagina, estando associados a infecções sistêmicas e superficiais. “Na odontologia, observa-se a prevalência do microorganismo em portadores de HIV, pacientes com baixa imunidade e pessoas que utilizam próteses dentárias por conta da higienização”, disse.

Sobre o Pape

Esse programa consiste em apoiar, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.

Foto1: Karen Tavares apresentou trabalho em nível nacional (Foto: Cristiane Barbosa)

Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *