Potencialidade regional para agronegócio é abordada na 7ª SNCT no AM


20/10/2010 – O tema “Agronegócio na Amazônia” está em crescente discussão no cenário nacional e regional, já que envolve a maior biodiversidade do planeta, que possui uma extensa potencialidade de recursos hídricos, genéticos e minerais. A temática ganhou espaço durante o ciclo de palestras “Gotas de Ciência”, programação da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT-AM).

O assunto foi abordado na programação da Semana pelo engenheiro agrônomo Emanoel Afonso Silva Leite, que destacou a importância econômica do agronegócio para o Estado do Amazonas, considerando a grandiosidade desta região que é vista como celeiro do mundo.

“Desenvolvendo nossa região podemos garantir a produção alimentar da população, sem a qual ficamos dependentes de outros Estados, o que compromete muito o valor de nossa cesta básica”, frisou.

O agronegócio já representa um terço do Produto Interno Bruto (PIB), realidade que interfere diretamente na geração de renda e de empregos para os brasileiros, ou seja, 37% de trabalhadores neste segmento.

Na Amazônia, prevalece o sistema de extrativismo vegetal e animal, onde são exploradas áreas de floresta em pé, preservando, assim a biodiversidade local. Nelas são cultivadas principalmente fruteiras regionais como o açaí, o araçá-boi, o cacau, a juta, e como extrativismo animal, a pesca. O biocombustível, por exemplo, tende a ser o principal impulsionador do setor na região.

“As descobertas realizadas nos Centros de Pesquisas e de Ensino Superior sobre o agronegócio devem ser demonstradas à população para saberem os caminhos que estão sendo trilhados pelo setor, já que ele é responsável pelo superávit no PIB”, disse Leite, ao se referir sobre a relevância de possibilitar ao público leigo o acesso às informações, às pesquisas e ao desenvolvimento do agronegócio regional por meio da 7ª SNCT.       

Margarete Rocha e Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *