Prática de Educação Ambiental é tema de pesquisa no interior do AM
18/03/2013 – Integrar o estudante à prática de educação ambiental envolvendo-o no mundo científico. Essa é a proposta da pesquisa intitulada ‘Uso de biofiltros na redução de efluentes da Escola Estadual Raymundo Sá – Uma prática de Educação Ambiental’, que será realizada no município de Autazes, localizado a 113 quilômetros de Manaus.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto é um dos aprovados no Edital 013/2012 do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A pesquisa consiste em realizar um estudo para minimizar o impacto ambiental, reduzindo a descarga de efluentes gerados pela Escola Raymundo Sá, por meio da utilização de plantas aquáticas como filtro biológico.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Lucelle Dantas de Araújo, a pesquisa deve começar, ainda neste ano, no mês de maio.
"A nossa expectativa é muito grande, principalmente porque o levantamento é pioneiro aqui no município. Nosso interesse também é oferecer aos alunos trabalhos extraclasse de educação ambiental, como exposições, visitas a laboratórios, entre outros", disse.
O estudo será desenvolvido em duas etapas: tratamento da água e de efluentes gerados pela escola com o auxílio das plantas aquáticas e a implantação da horta escolar, utilizando as plantas como adubo.
Os resultados parciais e finais do projeto serão debatidos e divulgados em um fórum ambiental que será realizado na escola, com a presença da comunidade escolar e do bairro.
Impactos esperados
Segundo a pesquisadora, espera-se, com o estudo, estimular a prática de saneamento básico no município de Autazes e integrar a comunidade escolar e do bairro à utilização da educação ambiental no cotidiano.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Janaina Karla – Agência FAPEAM