Preenchimento incorreto do formulário resulta em perda de bolsas
De acordo com informações do Departamento de Análise de Projetos (Deap) da Fapeam, o principal fator de desclassificação de candidatos é a falha no preenchimento dos formulários de propostas apresentados pela Fapeam para cada programa. O erro ocorre, principalmente, porque os pesquisadores não lêem, ao menos atentamente, os editais vigentes.
Além dos erros em formulário, outro sério problema identificado pelo Deap é a apresentação incompleta dos documentos exigidos em Edital, que desqualifica os pesquisadores na concorrência. O Deap lembra que para concorrer, os pesquisadores precisam cumprir todos as exigências do Edital.
Atualmente, a Fapeam está com seis editais de formação de recursos humanos e pesquisa. Estão com inscrições abertas: Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para a Amazônia Brasileira (RH-Amazônia), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização), Programa Jovem Pesquisador Amazônida (JPA), Jovem Doutor Amazônida (JDA), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Posgrad – Fapeam/Capes) e Programa de Formação Complementar de Profissionais com Atuação na Área de Mineração (Cesmat). Os três primeiros são inéditos e desenvolvidos pela Fapeam, que recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Até o momento, o programa JDA apresenta o maior número de inscrições em fluxo contínuo, até 31/05/2007. O JPA tem apenas um candidato, mas o prazo de inscrição é até o dia 19/01. O RH-Interiorização, RH-Amazônia e Cesmat ainda não têm candidaturas. O prazo de inscrição para os dois primeiros é em 19/01 e para o Cesmat, em 09/02.
De acordo com o Deap, nesse período a Fapeam não recebe muitas propostas.