Preenchimento incorreto do formulário resulta em perda de bolsas


Estudantes e pesquisadores interessados em obter bolsas ou financiamentos de pesquisa por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) precisam ficar atentos aos prazos e às exigências para participação nos programas. O erro mais recorrente é o preenchimento incorreto dos formulários de apresentação de proposta do programa, freqüentemente ocasionado pela não leitura do Edital vigente.

De acordo com informações do Departamento de Análise de Projetos (Deap) da Fapeam, o principal fator de desclassificação de candidatos é a falha no preenchimento dos formulários de propostas apresentados pela Fapeam para cada programa. O erro ocorre, principalmente, porque os pesquisadores não lêem, ao menos atentamente, os editais vigentes.

Além dos erros em formulário, outro sério problema identificado pelo Deap é a apresentação incompleta dos documentos exigidos em Edital, que desqualifica os pesquisadores na concorrência. O Deap lembra que para concorrer, os pesquisadores precisam cumprir todos as exigências do Edital.

Atualmente, a Fapeam está com seis editais de formação de recursos humanos e pesquisa. Estão com inscrições abertas: Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para a Amazônia Brasileira (RH-Amazônia), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização), Programa Jovem Pesquisador Amazônida (JPA), Jovem Doutor Amazônida (JDA), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Posgrad – Fapeam/Capes) e Programa de Formação Complementar de Profissionais com Atuação na Área de Mineração (Cesmat). Os três primeiros são inéditos e desenvolvidos pela Fapeam, que recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Até o momento, o programa JDA apresenta o maior número de inscrições em fluxo contínuo, até 31/05/2007. O JPA tem apenas um candidato, mas o prazo de inscrição é até o dia 19/01. O RH-Interiorização, RH-Amazônia e Cesmat ainda não têm candidaturas. O prazo de inscrição para os dois primeiros é em 19/01 e para o Cesmat, em 09/02.

De acordo com o Deap, nesse período a Fapeam não recebe muitas propostas.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *