Prêmio Capes de teses homenageia cientistas brasileiros
O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese foram criados em dezembro de 2005, com o objetivo de distingüir, anualmente, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC. O Prêmio Capes será concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tem um representante de área nomeado pela agência. As teses premiadas nessa modalidade serão automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Tese, que vai escolher três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.
O Grande Prêmio Capes de Tese César Lattes abrange o conjunto das grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra. Físico e professor universitário, Lattes (1924-2005) tornou-se conhecido mundialmente por ter sido um dos responsáveis pela descoberta do méson pi, a partícula subatômica que garante a coesão do núcleo do átomo. Já o Grande Prêmio Capes de Tese Florestan Fernandes destina-se ao conjunto das grandes áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e lingüística, letras e artes. Florestan Fernandes (1920-1995), sociólogo e professor universitário, é o fundador da sociologia crítica no Brasil.
As grandes áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias estão englobadas no Grande Prêmio Capes de Tese Carl Peter von Dietrich. Médico, com atuação em pesquisa principalmente nas áreas de ciências biológicas, bioquímica, e biologia molecular, Dietrich (1936-1995) é o descobridor da estrutura da heparina, substância anticoagulante.