Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico recebe inscrições até o dia 22 de junho
Profissionais e estudantes de Comunicação podem participar da premiação
As inscrições da 7ª edição do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico terminam no dia 22 deste mês. A premiação é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O prêmio coroa as produções jornalísticas que contribuíram, em 2015, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação locais.
Além da popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a premiação pretende incentivar a prática do jornalismo científico nos veículos de comunicação do Amazonas. A inscrição deve ser realizada por meio de um formulário online, no SigFapeam. A previsão é que a lista dos finalistas seja divulgada ainda neste mês. A solenidade de entrega das premiações deve ocorrer em julho deste ano.
Assim como nas edições anteriores, profissionais e estudantes de comunicação podem participar da premiação e concorrer na modalidade comunicação midiática em categorias distintas: profissionais participam nas categorias impresso (jornal/revista), fotojornalismo, rádio, audiovisual (reportagem ou videorreportagem), imagem cinematográfica e internet. Já os estudantes concorrem nas categorias impresso, imagem cinematográfica e internet.
De acordo com o edital, podem ser inscritos no prêmio materiais jornalísticos divulgados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Cada autor poderá submeter até três trabalhos ao edital, independentemente da categoria, mas só poderá ser premiado em apenas uma das categorias. Os trabalhos vencedores receberão um troféu de acordo com a modalidade, categorias e níveis definidos no edital.
Jornalista amigo da ciência
Além da premiação aos profissionais e estudantes, serão concedidas menções honrosas, em caráter de incentivo, ao “Jornalista Amigo da Ciência – Impresso /Revista” e “Jornalista Amigo da Ciência – TV”, como forma de reconhecimento pela maturidade profissional.
Em 2015, oito profissionais e estudantes de comunicação receberam a premiação. A Rede Amazônica foi agraciada com uma menção honrosa em caráter de incentivo pelo incentivo na divulgação científica. O título de ‘Jornalista Amigo da Ciência’ foi dado à comunicadora Terezinha Patrícia Viana de Souza.
Francisco Santos / Agência Fapeam