Prêmio FAPEAM de Jornalismo incentiva divulgação científica


16/04/2014 – Para incentivar a prática de jornalismo científico e estimular a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) premiará os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para cultura de popularização dos estudos relacionados à tecnologia e inovação ao longo de 2013.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Trata-se do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico que, ao longo dos últimos anos, tem reconhecido os trabalhos jornalísticos de acadêmicos e profissionais de Comunicação relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O reconhecimento tem incentivado os jornalistas a buscar um olhar diferenciado na elaboração das matérias sobre ciência. Para esta edição, o Governo do Estado, via FAPEAM, destinará R$ 56,8 mil em prêmios aos vencedores.

FOTOS CONCORRENTES PRÊMIO FAPEAM DE JORNALISMO CIENTÍFICO - FOTOS ÉRICO XAVIER - AGÊNCIA FAPEAM_-106

Clarice Bacellar foi indicada em três edições do Prêmio, sendo premiada em 2011, ainda como estudante, na modalidade Comunicação Institucional. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)

A webrepórter do Portal Amazônia, Clarissa Bacellar, é um exemplo de que vale a pena produzir matérias sobre CT&I no Amazonas, com um olhar diferenciado. Ela foi indicada nas três edições do Prêmio, sendo premiada em 2011, ainda como estudante, na modalidade Comunicação Institucional.

“A FAPEAM incentiva os profissionais, que trabalham com divulgação científica, a buscar um olhar diferenciado para as matérias de jornalismo científico. A expectativa quanto ao prêmio deste ano é alta por conta do trabalho que desenvolvemos (Portal Amazônia) no Amazonas”, disse.

Neste ano, a cerimônia de premiação do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico será realizada no dia 8 de maio, às 18h30, no Dulcila Convenções, localizado na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra.

A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Comunicação e salientou a qualidade das matérias que foram indicadas ao Prêmio. “Há um ganho em relação aos profissionais da área de Comunicação porque todas as matérias que foram analisadas já foram veiculas e são produtos. Ou seja, esses produtos já passaram pelo crivo da sociedade e da empresa de comunicação em que os jornalistas são ou foram vinculados. Reconhecemos que todos que estão participando são grandes profissionais que colaboram com a comunicação científica do Estado”, disse.

Selecionados Edição 2014

FOTOS CONCORRENTES PRÊMIO FAPEAM DE JORNALISMO CIENTÍFICO - FOTOS ÉRICO XAVIER - AGÊNCIA FAPEAM_-17

Agnaldo Oliveira concorre ao prêmio FAPEAM Edição 2014 entre os profissionais. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)

O repórter da Local TV, Orestes Thomaz Litaiff, disse que a indicação ao prêmio já simboliza uma vitória. Ele contou que, ainda como estudante, via profissionais que serviram como exemplos para a sua trajetória profissional vencendo o Prêmio FAPEAM de Jornalismo e que, por isso, estar entre os indicados, na primeira vez em que participa da premiação, significa uma honra.

“Estar entre os indicados já é uma vitória, mas conquistar o prêmio será uma emoção indescritível. Sempre faço um trabalho pensando em ser melhor a cada dia, nunca especificamente pensando em prêmios. Mas, acredito que a indicação simboliza um reconhecimento ao trabalho que desenvolvo e meu amor ao jornalismo”, disse Orestes Litaiff.

A repórter do jornal Amazonas Em Tempo, Isabelle Valois, afirmou que está tentando não criar expectativas a respeito da premiação, mas disse que estar entre os indicados significa um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “Esta é a terceira vez que participo do prêmio e não quero criar expectativas porque nos outros anos não o levei. Mas, só o fato de poder participar e ao ver minhas matérias na final significa que estou indo pelo caminho certo!”, disse.

Processo de seleção

Maria Olívia Simão

Maria Olívia disse que a análise do mérito das matérias inscritas é feita por uma Comissão Julgadora composta por profissionais reconhecidos pela comunidade científica. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)

Maria Olívia Simão esclareceu que a análise do mérito das matérias inscritas é feita por uma Comissão Julgadora composta por profissionais reconhecidos pela comunidade científica.

“A Fapeam e seus técnicos não tem ingerência sobre a análise do mérito. A fase de avaliação por técnicos da Fundação é somente o enquadramento no edital, garantindo que os critérios de inscrição foram preenchidos. Após isso, as propostas são enviadas ao comitê que as analisará, após assinar um termo de sigilo e confiabilidade. A análise é registrada em ata encaminhada para Conselho Diretor da Fapeam que homologa o resultado que será divulgado no dia da premiação”, esclareceu Olívia Simão.

Sobre o Prêmio

O Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2014 abrange duas modalidades: Comunicação Institucional, voltada a profissionais que atuam em organizações e empresas, e Comunicação de Massa, para quem trabalha em veículos de comunicação.

Nessas duas modalidades, os participantes podiam concorrer em sete categorias: Impresso Jornal, Impresso Revista, Fotojornalismo, TV/TV Web Reportagem, TV/TV Web Grande Reportagem, Rádio/ Rádio Web e Internet.

 

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *