Prêmio Heitor Vieira Dourado de Iniciação Científica vai reconhecer talentos
16/05/2012 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) é uma das incentivadoras do ‘Prêmio Heitor Vieira Dourado de Iniciação Científica’ promovido pela Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB). A parceria com a Fapeam foi formalizada por meio da decisão n. 052/2012, que encontra-se disponível na aba ‘decisões’ na página da FAPEAM
Poderão concorrer ao Prêmio estudantes que fazem parte dos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.) e Programa de Apoio a Iniciação Científica do Amazonas (Paic), ambos da FAPEAM. A previsão é realizar a cerimônia de premiação no dia 3 de dezembro, data em que Heitor Vieira Dourado nasceu.
No que se refere ao custeio do evento, foi aprovado o valor de R$ 20,5 mil para a realização do prêmio, que visa estimular estudantes da área de Ciências da Saúde a seguirem carreira científica no âmbito do estudo de doenças tropicais.
O prêmio consiste no custeio da inscrição do vencedor em evento científico da área do trabalho apresentado, pagamento de passagens aérea e hospedagem, além da outorga de placa metálica e diploma.
Estímulo a estudantes
Para o Diretor-executivo da FDB, Dr. José da Silva Seráfico de Assis Carvalho, o prêmio será um estímulo aos estudantes que desejam se dedicar à carreira científica, como pesquisadores e especialistas das doenças tropicais e da infectologia, campos em que Heitor Vieira teve destaque profissional.
“O prêmio foi inspirado na contribuição que o cientista Heitor Vieira Dourado deu à ciência médica. Professor da Ufam e depois da UFPA, Dourado morreu quando presidia o Conselho Curador da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB). Antes, criara o Hospital de Medicina Tropical, que agora é uma fundação e tem seu nome”, afirmou José Seráfico.
Idealizador da premiação Seráfico disse ainda que criar o prêmio foi a melhor forma encontrada para homenagear o cientista, que dedicou sua vida à pesquisa, ao magistério e contribuiu expressivamente para a compreensão da realidade sanitária da Amazônia.
“Espera-se que com esse prêmio os jovens estudantes sigam a carreira científica, e contribuam para aumentar o universo dos que produzem ciência no Amazonas e na região”, pontuou.
Iniciação Científica
Segundo o diretor-técnico da FDB, várias instituições já manifestaram o propósito de inscrever os vencedores de seus respectivos programas de iniciação científica para concorrerem ao prêmio, como por exemplo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e a FMT.
Nos próximos dias, serão realizadas palestras sobre o assunto proferidas pelo Diretor executivo da Fundação, Dr. José Seráfico a convite das instituições interessadas.
Heitor Vieira Dourado
José Seráfico, que conviveu com Heitor Vieira Dourado, conta que o cientista foi o mais altruísta das pessoas, e também, uma das mais dedicadas ao estudo e à pesquisa, fazendo deles importante elemento para solução de problemas de saúde. Além de ser um dos criadores do Hospital de Doenças Tropicais, Dourado deixou sua marca por onde passou como a Campanha de Erradicação da Malária, Projeto Rondon, Secretaria de Saúde do Amazonas, Universidades Federais do Amazonas e Pará e, finalmente, a Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB).
Dourado, destacava-se sobretudo, em seu profundo amor pelo ser humano e mesmo enfrentando dificuldades financeiras, jamais ele ganhou qualquer centavo no exercício da Medicina.
Redação: Nefa Costa
Redação: Ulysses Varela – Agência FAPEAM