Prêmio Jovem Cientista
s HIV, que pode provocar a Aids. Essa e outras doenças hematológicas são sérias e muitas vezes exigem tratamentos complexos. Assim, o avanço das pesquisas a respeito de hemoterapias é fundamental para uma grande parcela da população, já que as patologias do sangue (como a leucemia e anemia falciforme) e doenças causadas por sangue contaminado (Aids e sífilis, por exemplo) atingem um número considerável de pessoas.
Portanto, as pesquisas relativas ao sangue e seus componentes podem salvar vidas ou, pelo menos, melhorar a qualidade de vida de quem sofre com alguma dessas doenças. Hoje, já podemos usufruir de hemoterapias eficazes que os avanços crescentes vêm proporcionando. Graças à ciência, muitos pacientes se beneficiam com uma única doação de sangue a partir do uso seletivo dos seus componentes. Os estudos com células-tronco também têm oferecido resultados interessantes. Essas células são existentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical e da placenta e têm potencial para formar diferentes tecidos.
Com o objetivo de incentivar pesquisas nessa área para a descoberta da cura de doenças hematológicas e tratamentos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico está promovendo o XXI Prêmio Jovem Cientista que premiará estudos sobre o tema