Prêmio Jovem Cientista já recebe inscrição


O 24º Prêmio Jovem Cientista, considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, está com inscrição aberta até 31 de julho. O tema este ano é Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro.

O prêmio, que tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissioanais que procuram alternativas para os problemas nacionais, é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a empresa siderúrgica Gerdau e a Fundação Roberto Marinho. A premiação será atribuída nas categorias: Graduado, Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Orientador e Mérito Institucional.

Na categoria Graduado, podem concorrer aqueles que já concluíram o curso de graduação e que tinham menos de 40 anos de idade em 31 de dezembro de 2008. Na categoria Estudante do Ensino Superior, podem concorrer estudantes que estejam freqüentando cursos de graduação e que, em 31 de dezembro de 2008, tinham menos de 30 anos de idade.

Na categoria Estudante do Ensino Médio, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio e em escolas técnicas e que tinham menos de 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2008.

Na categoria Orientador, serão premiados professores ou pesquisadores que tenham atuado como orientadores dos candidatos vencedores nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior. Na categoria Mérito Institucional, serão premiadas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com qualidade, de acordo com parecer da comissão julgadora.

Os prêmios, que serão entregues pelo presidente da República e pelas autoridades governamentais da área de ciência e tecnologia, vão de R$ 10 mil a R$ 30 mil. A inscrição pode ser feita pelo site http://www.jovemcientista.cnpq.br.

Outras informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site www.jovemcientista.cnpq.br.

Fonte: Agência CT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *