Prêmio Professor Samuel Benchimol divulga ganhadores de 2009
Foram divulgados os vencedores dos Prêmios Professor Samuel Benchimol 2009 e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), entre outras entidades.
A comissão julgadora do Prêmio, da qual fez parte a diretora técnico-científica da Fapeam, Patrícia Sampaio, se reuniu na última quarta-feira (11/11), na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho (RO), para o julgamento dos trabalhos apresentados.
Entre os agraciados do Amazonas, foi contemplado com a segunda colocação, na categoria Ambiental, o projeto “Anura – monitoramento de anuros baseados em redes de sensores sem fio para avaliação precoce de estresse ecológico em ambiente de floresta tropical”, de Eduardo Freire Nakamura, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).
Na categoria Econômica/Tecnológica, venceram dois projetos amazonenses: em segundo lugar, o projeto de incorporação da microeletrônica na qualificação de produtos da biodiversidade, de José Roberto Casarini, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM); e, em terceiro, o desenvolvimento de equipamentos para manutenção e transporte de alevinos, dos candidatos João Tito Borges, Luiz Felipe de Araújo Bastos e Ozely de Souza Oliveira, do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide).
A categoria Social também teve dois projetos do Estado vencedores: em segundo lugar, o modelo de vila-escola sustentável, de Marilene de Sá Ribeiro e Ruy Alexandre de Sá Ribeiro, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa); e, em terceiro, o projeto “Trançando possibilidades”, de Lucélida de Fátima Maria da Costa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O projeto “Eco-Amazon Piabas do Rio de Janeiro, um empreendimento coletivo de estabelecer uma cadeia de comércio verde de peixes ornamentais do Amazonas”, de Ning Labbish Chao, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), obteve a primeira colocação da categoria Empreendedorismo Consciente – Sênior.
O Prêmio, entregue desde 2004, visa apoiar experiências focadas na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Neste ano, teve número recorde de inscrições e distribuirá R$ 65 mil por categoria. A solenidade de premiação será no próximo dia 4 de dezembro, na Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).
Confira a lista completa dos agraciados de 2009 aqui.
Luana Gomes – Agência Fapeam
Com informações do site do Prêmio