Presidente Figueiredo recebe seminário de avaliação do PCE


Garcia explicou que o trabalho foi uma nova forma de utilizar os dados produzidos pela avaliação educacional em larga escala visando o processo de melhoria escolar (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)

As Escolas Estaduais Presidente Figueiredo e a Maria Calderaro, ambas do município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros da capital), receberam na última quarta-feira (19) o Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE), que ocorreu no auditório da Escola Maria Calderaro. Na ocasião, três projetos foram apresentados.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Entre os projetos apresentados estava o ‘De dentro para fora’, coordenado pelo professor de Matemática Rodrigo Garcia, que visa avaliar os dados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação do Estudante (Pisa), questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dados produzidos pelo Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e pelo Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam).

Segundo Garcia, o objetivo da análise é detectar as problemáticas de desempenho do aluno, principalmente do Ensino Médio. O trabalho é uma nova forma de utilizar os dados produzidos pela avaliação educacional em larga escala visando o processo de melhoria escolar. “Verificamos que o Ensino Médio teve uma queda na taxa de aprovação entre 2010 e 2013, além da tendência de queda de indicadores de aprendizagem, entre 2011 e 2013. Concluímos que há a necessidade de qualificação dos gestores educacionais para a obtenção de um Ensino Médio de qualidade satisfatória”.

Em relação ao PCE, Garcia disse que o Programa foi além do avanço científico: o programa contribui e incentiva a melhora do comportamento dos agentes envolvidos na escola. “Tenho notado a influencia nas atitudes de professores, que estão querem desenvolver projetos. Observamos que os alunos estão mais responsáveis, além de disciplina e cumprimento de prazos. São efeitos que vão muito além do esperado”.

da esquerda à direita, Sabrina Castro e Vitória Lopes que falaram sobre a experiência de participar do PCE. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)

Participante do projeto ‘De dentro para fora’, a estudante Sabrina Castro disse que hoje ver que um professor formado em Matemática tem que dar aulas de Física, o que pode prejudicar o entendimento do aluno. “Em vez de aprender os fenômenos físicos, acaba aprendendo a matematizar o problema”, afirmou a jovem.

Para a coordenadora do PCE em Presidente Figueiredo, a professora Rosemary Andrade, o Programa acaba influenciando as famílias dos participantes. “De certa forma, o PCE é uma contribuição efetiva no ambiente escolar do aluno e na mudança do comportamento, que se torna disciplinado e responsável com os estudos. As famílias ficam satisfeitas e se tornam apoiadoras ao saberem que os filhos estão em projetos científicos e educativos, que contribuem de maneira direta no crescimento estudantil”.

Figueiredo em pesquisa

Outro projeto apresentado pela Escola Estadual Maria Calderaro foi o ‘Sarau Litero-Cultural’. Realizado desde 2006 nas dependências da escola, no ano passado o projeto foi aprovado pela FAPEAM. O Sarau busca incentivar alunos do município e das comunidades rurais a revelarem seus talentos em canto, dança, poesia, na Arte e Literatura.

Já o projeto ‘Aprendendo a pensar’, da Escola Estadual Presidente Figueiredo, incentiva a pratica do xadrez pelos alunos. O objetivo é capacitá-los no raciocínio lógico-matemático, atenção, concentração, memória e criatividade. “Desde que comecei o projeto notei minha melhora em relação às provas. Quando era objetiva eu não tinha paciência de ler e marcava de qualquer jeito. Hoje, uso muito da lógica e me concentro mais para eliminar as questões que não fazem sentido”, relatou o bolsista do projeto, Frank de Souza.

Reconhecimento

Tainá Isolino falou sobre a visibilidade que o projeto ganhou nacionalmente, servindo de modelo para outros estados. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)

Durante o Seminário, a FAPEAM foi representada pela servidora Tainá Isolino, que destacou a visibilidade do projeto no País. “Cabe destacar a importância do Programa não só na escola, mas para a comunidade. Lançado há dez anos, trata-se de uma ação pioneira no Brasil, que tem quebrado barreiras e ganha visibilidade nacional ao possibilitar a participação de professores e estudantes em eventos científicos nacionais e internacionais. Esperamos uma adesão maior dos professores no próximo Edital que será lançado pela FAPEAM”.

O Seminário de Avaliação do PCE contou com a presença da representante da FAPEAM, Tainá Isolino; o gestor da escola Maria Calderaro, Edval Costa; o Secretário Municipal de Educação de Presidente Figueiredo, Marcos Antônio Nascimento; o representante da Seduc/Interior, Gilberto Evangelista; o vereador Evanilson Cordeiro; e a coordenadora regional de educação de Presidente Figueiredo, Edilene Reis. Como consultores do projeto estavam os professores Wallace Queiroz e Paulo Marreiro.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pelo governo do Estado via Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e FAPEAM em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.

 

Raiza Lucena – Agência Fapeam

Edição Luís Mansuêto

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *