Presidentes da Fapeam e Fapespa discutem fortalecimento da Ciência e Tecnologia na região Norte
Dirigente da instituição do Amazonas realizou visita de cortesia ao gestor da entidade parceira, em Belém
Na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Renê Levy, esteve na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em visita de cortesia ao presidente da Fundação, Eduardo Costa. Os presidentes conversaram sobre a importância de fortalecer iniciativas em prol do fomento à ciência, tecnologia e inovação na Região Norte.
De acordo com o presidente da Fapespa, esses encontros firmam um esforço de aproximação entre as fundações que tem por objetivo trazer mais recursos para a ciência e tecnologia na Amazônia. “Essa parceria tende a se fortalecer ainda mais, em especial, cito uma reunião na Fapeam no início deste mês com o presidente Renê Levy e o coordenador de Ciência, Tecnologia e Educação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Felipe Roberto Sanchez, para estreitarmos essa parceria. Isso é algo que vamos levar à próxima reunião do Confap, que trará na pauta a discussão da relação das fundações da Amazônia com a organização do tratado de cooperações dos países amazônicos para fecharmos parcerias e captação de recursos com os países da Amazônia. Essa ação em conjunto fortalece a região e possibilita a ampliação das redes de pesquisas da Amazônia e atração de mais recursos para fomentar a pesquisa”, disse Eduardo Costa.
Na ocasião, o presidente da Fapeam pôde conhecer um pouco do funcionamento e das instalações da Fapespa. “Frequentemente temos discutido e avançado em temas relacionados à possibilidade de uma maior integração e participação nas discussões e nos assuntos, projetos, de interesse regional. Vim retribuir a visita que ele me fez e que pretendemos que seja um avanço nesse processo que temos defendido no contexto dessa integração de todos os nossos esforços para o beneficio e desenvolvimento da ciência e tecnologia da nossa região e do nosso país”, finalizou Renê.
Texto e fotos: Fapespa