Primeira fase do Programa de Institucionalização de Dados Abertos, parceria entre Fapeam e Sedecti, foi apresentada nesta quarta-feira (6/11)
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta quarta-feira (6/11), da apresentação dos resultados da primeira fase do “Programa de Institucionalização de Dados Abertos – Open Dados”, uma cooperação técnica entre a Fundação e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). A reunião ocorreu na sede da Secretaria, no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital.
Durante a apresentação, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, agradeceu a parceria com a Fapeam. “O Programa Dados Abertos é o mundo atual, não tem mais segredo. Agora, claro que nós temos dentro de um funcionalismo público, as cascas do poder. Disseminar isso vale para o Governo Federal, os Governos Estaduais e, principalmente, os municípios”, afirmou.
A Chefe do Departamento de Planejamento e Avaliação Institucional – (Deplavi), da Fapeam, Verena Makarem Soares, representando a diretora-presidente, Márcia Perales Mendes Silva, na composição da mesa, afirmou que a parceria firmada entra a Fapeam e a Sedecti para viabilização do Programa de Institucionalização de Dados Abertos – Open Dados Fapeam/Sedecti é um avanço na transparência, que é um dos pilares da administração pública.
“Por meio deste projeto, cria-se uma ferramenta importantíssima de avaliação da eficiência estratégica e operacional das esferas governamentais. Espera-se que a abertura de dados busque melhorar a qualidade, a acessibilidade e o uso de dados abertos governamentais, bem como a mensuração da eficácia de políticas públicas e a melhoria da prestação de serviços governamentais para a sociedade”, afirmou Verena Maskarem.
Ela complementou ainda que com a apresentação dos resultados da primeira fase do projeto, verificou-se o quanto o grupo de trabalho avançou na capacitação e formação de recursos humanos, já iniciando com bons resultados com a publicação de artigo científico em revista internacional.
Em julho, o primeiro artigo intitulado: “Contribuições Literárias: Primeiros Passos Para Implementação de Dados Abertos Governamentais na SEDECTI/AM” foi submetido e, atualmente, aguarda aprovação, pela Revista Compolítica. Em agosto, o segundo artigo intitulado “Da Lei de Acesso à Informação aos Dados Abertos: Desafios e Avanços na Transparência Governamental” foi publicado no IOSR Journal of Business and Management.
Com essa publicação, o Amazonas avançou da categoria “Inexistente” para a “de 01 a 02 artigos”, composta por mais seis estados brasileiros.
Termo de Cooperação Técnica
A Fapeam e a Sedecti assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa Dados Abertos na Secretaria, em janeiro deste ano, a exemplo do que já é realizado na Fapeam. A parceria entre as duas instituições tem o objetivo de realizar estudos relacionados à melhoria e ao aprimoramento científico e tecnológico dos serviços, processos e produtos relacionados ao desenvolvimento econômico da ciência, tecnologia e inovação no estado do Amazonas no âmbito do Programa de Institucionalização de Dados Abertos – Open Dados.
Por: Diovana Rodrigues – Decon/Fapeam
Fotos: Kevin Moraes – Decon/Fapeam