Pró-Estado viabiliza prestação de serviços públicos no Amazonas


14/02/2013 – Fazer com que tecnologias, avanços científicos e resultados de projetos cheguem à população tem sido uma das linhas de ação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nos últimos anos. A iniciativa conta com  a parceria das secretarias estaduais.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/FARINHA-AGENCIAFAPEAM.jpgSomente neste ano, o Governo do Estado, por meio da FAPEAM, investiu cerca de R$ 1,3 milhão em ações voltadas para o aumento da produção de farinha e fécula, implantação da cirurgia de retirada de câncer de pele (Cirurgia de Mohs) e na formação de profissionais para atuarem em divulgação científica.

Os investimentos são possíveis devido ao Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), no qual foram aprovados mais três projetos: Curso de Especialização em Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia; Implantação da Cirurgia de Mohs e Produção Científica Ligada à Cirurgia Dermatológica na Fundação Alfredo da Matta; Estratégia de multiplicação rápida de variedades superiores de mandioca (Manihot esculenta Crantz) para aumento da produção de farinha e fécula no Estado do Amazonas. Os resultados das ações do programa foram divulgados na terça-feira (12/03) e estão disponíveis no site da FAPEAM.

/O objetivo do Pró-Estado é facilitar a prestação de serviços e sua relação com o público. Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, as ações têm como objetivo viabilizar a implementação de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida do amazonense.

A partir do fim de 2012, conforme Simão, a Fundação passou a trabalhar de forma mais integrada com as secretarias. A meta era aperfeiçoar as ações dos gestores estaduais por meio de ferramentas e/ou estudos da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de forma transversal. Ela explicou que, com base na agenda de prioridades dos gestores, foram publicados editais específicos às necessidades.

A titular da FAPEAM disse que, por exemplo, para atender às pessoas com deficiência, foi lançado o Edital de Tecnologias Assistivas (Pró-Viver Melhor), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). Pesquisas em áreas protegidas das Unidades de Conservação (UC) foram possíveis via edital Jovem Cientista Amazônida (JCA) desenvolvido com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Na área de saúde, foi lançado o Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS), juntamente com o Governo Federal e a Secretaria Estadual de Saúde (Susam). “São programas que já apresentaram resultados ou ainda irão viabilizar diagnósticos para melhorar os serviços públicos oferecidos pelo Estado”, pontuou Simão ao acrescentar que a FAP está à disposição para viabilizar ações conjuntas que visem a melhoria das atividades das secretarias.

Luís Mansueto – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *