Problemática do lixo doméstico é tema de pesquisa


11/08/2010 – Responda rápido. Você é daqueles que costuma se preocupar com o destino que dará ao lixo que produz ou joga-o em qualquer lugar? Foi justamente pensando nessa dúvida, e com o intuito de buscar soluções para a problemática do lixo produzido pelos alunos da Escola Estadual Professora Leonilla Marinho, que professores e estudantes decidiram realizar a pesquisa “Lixo: o meu, o seu, o nosso”.

 

O principal objetivo da pesquisa é sensibilizar os estudantes sobre o tema e torná-los agentes multiplicadores dos cuidados que se deve ter com o lixo no bairro onde moram. 

 

/A pesquisa faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE), que é fomentado pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e realizado em parceria com as Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). A escola fica localizada na rua 7, n° 14, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus.

 

A coordenadora do projeto, Juci Cleide de Almeida Lourenço, afirmou que ao longo de 2009 percebeu que os alunos não armazenavam o lixo de forma adequada. “Após o horário do intervalo, depois de  consumirem  vários produtos no lanche, eles não tinham a preocupação de jogar as embalagens ou o lixo produzido nos locais adequados. Daí veio a ideia de trabalhar essa questão de maneira mais pontual dentro da escola, ampliando para suas casas e a comunidade”, explicou.

  

A expectativa é de que a partir deste projeto, exista um número maior de estudantes conscientes de seu papel na sociedade. “A nossa meta é formar cidadãos mais atuantes dentro da escola, na comunidade e na sociedade em que estão inseridos, além de formar alunos capazes de serem agentes multiplicadores e de atingirem sempre resultados positivos”, destacou.

 

A pesquisa teve início em junho de 2010 e deve ser finalizada em novembro de 2010. Nesse período serão investidos no projeto cerca de R$ 4.840,00 para serem gastos com os equipamentos necessários para a realização do projeto e bolsas para os envolvidos.

 

Etapas da pesquisa

 

De acordo com a coordenadora do projeto, a primeira etapa da pesquisa foi de conscientização. “Fizemos o levantamento bibliográfico com os alunos e agora estamos utilizando recursos áudio-visuais”, declarou.

 

A segunda etapa contará com atividades práticas de manipulação da compostagem, ou seja, técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais, para ser utilizado com adubo. Por fim, os alunos farão uma visita ao aterro sanitário da cidade de Manaus. Além de realizarem palestras educativas na própria escola sobre o tema.
 

Tabela de decomposição de Materiais

Materiais

Tempo de decomposição

  Papel

De 3 a 6 meses

  Panos

De 6 meses a 1 ano

  Filtro de cigarro

Mais de 5 anos

  Madeira pintada

Mais de 13 anos

  Náilon

Mais de 20 anos

  Metal

Mais de 100 anos

  Alumínio

Mais de 200 anos

  Plástico

Mais de 400 anos

  Vidro

Mais de 1.000 anos

  Borracha

Indeterminado

 

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação criada pela FAPEAM com objetivo de estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino público no Amazonas em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

 

O programa tem se mostrado uma estratégia bem sucedida na formação de pesquisadores ainda na fase escolar e conta com a parceria das secretarias estadual (Seduc) e municipais de ensino (Semed).

 

 

Vanessa Leocádio – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *