Produção de mandioca no Amazonas é tema do ‘Dia de Campo’
O município de Manaquiri (AM) receberá, nesta quinta-feira (27), o ‘Dia de Campo’. Esta edição do evento abordará questões sobre o ‘Desempenho Produtivo de Cultivares Regionais de Mandioca’. O evento é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O principal objetivo desta edição é divulgar aos técnicos, extensionistas e agricultores o desempenho produtivo de cultivares regionais de mandioca, com uso da tecnologia “trio da produtividade” e de adubação em sistema mecanizado. Durante o ‘Dia de Campo’ também serão distribuídas sementes de mandioca.
O “trio da produtividade” consiste na seleção de manivas-sementes e corte em ângulo de 90º, adequação do espaçamento de plantio conforme arquitetura da planta e controle de plantas daninhas nos primeiros 150 dias pós-plantio. Essa tecnologia foi lançada pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) e vem sendo adotada em diversos municípios paraenses ajudando a incrementar a produção de mandioca naquele Estado.
Aliadas ao trio da produtividade, a correção da acidez do solo por meio de calagem e a adubação podem até mesmo triplicar a produção da mandioca, além de amortizar os custos investidos em calcário e fertilizante, pode proporcionar uma receita líquida significativa ao agricultor, em comparação com o sistema de cultivo tradicional sem o uso dessas tecnologias.
Conforme o engenheiro agrônomo da Embrapa e um dos coordenadores do evento, Raimundo Rocha, essas tecnologias são boas alternativas para alavancar a produção de mandioca e reverter o quadro atual, em que o Amazonas importa farinha e fécula de outros estados do País.
“Uma das estratégias usadas é a avaliação do potencial produtivo in loco de variedades regionais. Após identificação dos materiais mais produtivos, essas cultivares são multiplicadas e distribuídas para os produtores da região. Essa estratégia poderá proporcionar aumento significativo na produtividade da cultura por meio do uso de materiais selecionados e pela apropriação de tecnologias, tais como trio da produtividade e adubação, que aumentam significativamente a produtividade dos materiais já cultivados na região”, destacou Rocha.
SERVIÇO
Evento: Dia de Campo -Desempenho Produtivo de Cultivares Regionais de Mandioca
Quando: 27 de agosto
Horário: 8h
Local: Estrada do Manaquiri, Km 3, Manaquiri, AM
Público-alvo: produtores de mandioca e técnicos da extensão rural
PROGRAMAÇÃO
8h – Recepção e credenciamento;
9h – Abertura;
9h30 – A importância da tecnologia “trio da produtividade” no incremento da cultura da mandioca e escolha de área para o plantio;
10h – Resultados de produtividade de cultivares regionais;
10h30min – Demonstração do plantio mecanizado da cultura da mandioca;
11h30min – Distribuição de manivas sementes de mandioca para produtores;
13h – Encerramento.
FONTE: Embrapa Amazônia Ocidental