Professor da UEA defende dissertação no Pará com apoio da Fapeam
O professor Jose Ruben Sicchar Vilchez, da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), defendeu a dissertação "Modelo de Comunicação Distribuída para Ativação e Supervisão de uma Célula de Manufatura Integrada”, na Universidade Federal do Pará, e obteve o título de mestre em engenharia elétrica. Seu projeto também foi aprovado para o doutorado da instituição.
O estudo de José Rubens faz parte de um grande projeto que lida com pesquisa de ponta em tecnologia aplicada e é capitaneado pelo pesquisador cubano Israel Benitez e pelo professor amazonense José Luiz Sansone. Na pesquisa, eles desenvolveram uma Plataforma MOODLE de Ensino à Distancia no Laboratório de Mecatrônica da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), o que possibilitou as demonstrações efetuadas com uso da internet a partir de Belém (PA). Ou seja, o controle da célula de Manufatura do Laboratório de Manaus foi visualizado desde Belém por meio da pesquisa de José Rubens.
Segundo o professor José Luiz Sansone, o laboratório deve ser utilizado em breve em mais dois eventos. No dia 8 de maio, no International Conference on Interative Computer Aidesd Blended Learning (ICBL) de Florianópolis (SC), evento de ensino à distancia em que os laboratórios de Santiago de Cuba, Politécnica da USP (SP) e Politécnica da Catalunha-Barcelona (Espanha), também serão utilizados pela mesma técnica. No dia 30 de maio, o sistema e o laboratório deverão ser utilizados durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Comunicação, em Belém (PA).