Professores do interior do Amazonas recebem orientações sobre submissão de projetos ao PCE
Mais de 500 professores de 50 municípios do Amazonas participaram da videoconferência realizada pelo Centro de Mídias da Seduc
Professores que ministram aulas em municípios do interior do Amazonas receberam, na quinta-feira (23), orientações sobre a submissão de projetos ao Programa Ciência na Escola (PCE) edição 2017. A ação desenvolvida pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), foi realizada por uma videoconferência no Centro de Mídias da Seduc.
De acordo com a coordenadora institucional do PCE na Seduc, Simara Couto Abrantes, mais de 500 professores de 50 municípios do Amazonas, participaram da transmissão ao vivo e do chat online e, puderam esclarecer dúvidas sobre como submeter às propostas ao PCE via Sistema de Informação e Gestão de Projetos da Fapeam (SigFapeam).
“Ficamos felizes em ver esse interesse dos professores em participar do PCE, principalmente, aqueles que são de municípios mais distantes como: Atalaia do Norte e Barcelos, por exemplo. Posso afirmar que a participação de todos foi excelente”, informou Simara.
A chefe do Departamento de Análise de Projetos da Fapeam (Deap), Michele Brito de Oliveira, destacou a videoconferência como uma oportunidade de estreitar os laços da Fapeam com os professores, e assim alcançar um número maior de projetos aprovados de professores do interior do Estado no âmbito do PCE 2017.
A videoconferência como uma oportunidade de estreitar os laços da Fapeam com os professores
Edital PCE
Na última semana, o Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, no portal da instituição, o edital 2017 do Programa Ciência na Escola (PCE), que incentiva a aproximação da ciência do ambiente escolar visa à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio, em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.
Os professores interessados em participar do programa têm até o dia 24 de abril para submeter as propostas, que deverão ser apresentadas em formulário on-line específico e enviadas por meio eletrônico através do sistema SigFapeam, até às 24h do horário de Manaus.
O programa contará com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões. A estimativa do PCE é de apoiar até 420 projetos em escolas de todo o Estado. Cada proposta poderá contemplar uma bolsa Professor Ciência na Escola, pelo período de seis meses, e até cinco bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior (ICT/Jr), upelo período de cinco meses, conforme estabelecido no edital.
Repórter- Esterffany Martins (Agência Fapeam)
Foto- Seduc