Professores do PCE recebem capacitação em metodologia científica
02/03/2011 – Aconteceu nesta quinta-feira, 1º de março, a abertura oficial do Curso de Capacitação ‘Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica’ do Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A transmissão da abertura do curso aconteceu no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), permitindo que 1.660 professores de 21 municípios do Amazonas pudessem participar do curso. A formação será realizada nos meses de março e abril, em dias alternados.
A iniciativa contou com a presença da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, do gerente do Ensino Médio da Seduc, Edison Santos Melo, da coordenadora do Projeto Sistema de Acompanhamento e Avaliação Técnico-Científica do Programa Ciência na Escola, Maria de Fátima Vieira Nowart e pela coordenadora adjunta do Centro de Mídias/Seduc, Irene Alves.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A diretora-presidenta da FAPEAM considera a realização desse curso um movimento extremamente positivo para o PCE. Segundo Maria Olívia Simão, o programa promove a capacidade de aguçar no estudante meios de fazer ciência, agregando um conjunto de resultados, melhorando a autoestima do aluno, evitando a evasão escolar e valorizando a escola como espaço de crescimento intelectual, tida como referência de transformação social.
Segundo ela, a transmissão do curso via Centro de Mídias possibilita a descentralização das ações na capital. “Isso motivará a formação no local em que este professor estiver inserido e não haverá a necessidade deste se deslocar para Manaus. O Centro de Mídias permite o acesso à educação intermediada, demonstrando resultados positivos, possibilitando que um cidadão que mora em uma comunidade ribeirinha possa realizar o Ensino Fundamental e Médio com qualidade, uma vez que, anteriormente, essa ação não se podia realizar”, ressaltou.
Em seu pronunciamento de abertura, o gerente do Ensino Médio da Seduc, Edison Santos de Melo parabenizou os professores do PCE participantes do curso de capacitação, tanto da capital quanto do interior do Estado. “Desde sua criação, o PCE oferece ao professor a qualificação necessária no campo da pesquisa cientifica, inferindo na atuação com efetividade, destacando-o como excelente profissional na rede pública de ensino”, afirmou.
A coordenadora adjunta do CM/Seduc, Irene Alves, falou sobre a importância de poder contribuir no processo de realização do curso. “È um dia especial para a educação do Estado do Amazonas em que os alunos do PCE terão a oportunidade de realizar trabalhos de pesquisa com mais consistência e despertar neles cada vez mais o interesse pela ciência em nosso Estado”, disse.
Transformação se inicia na base
A coordenadora do Projeto Sistema de Acompanhamento e Avaliação Técnico-Científica do Programa Ciência na Escola, Maria de Fátima Vieira Nowart, disse que a partir da qualificação desses professores, o Amazonas passará por grandes transformações. “A partir do momento que se olha a ciência como um “olhar possível”, há uma mudança de postura, diante da natureza e da política. Isso não quer dizer que o cidadão comum se tornará um cientista, mas terá um pensamento científico sobre a realidade envolvente, considerando isso, uma transformação que se inicia na base”, disse.
Nesse contexto, Nowart exemplificou com situações do cotidiano. “Um cidadão comum começa a entender como funciona os processos de distribuição de água no seu município e terá novas posturas políticas, e possivelmente, mais crítico de sua realidade envolvente. E, essa concepção inserida no Ensino Fundamental, será fantástica no processo de transformação no interior”, finalizou.
Sobre o curso
A FAPEAM por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) promove mais um curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica. Dessa vez, o curso atende não só à capital, mas também ao interior.
Para os professores do interior, as oficinas serão ministradas por meio do Centro de Mídias da Seduc, um recurso que veio para aproximar os professores que estão mais distantes da capital.
Já para os coordenadores da capital, o evento vai acontecer entre os dias 2 a 16 de março no Museu da Amazônia, localizado no Jardim Botânico Adolpho Ducke, com carga horária de 40h. Ambos eventos, visam abranger temas que vão desde a metodologia, redação até a submissão de trabalhos científicos.
Direcionado aos coordenadores dos projetos PCE, o curso vem para aprimorar a construção do conhecimento científico, promovendo essa cultura nas escolas. O objetivo do curso é apresentar aos coordenadores os fundamentos e formas de se fazer uma pesquisa científica, desenvolvendo assim a iniciação científica na educação básica em todo o Estado do Amazonas.
Saiba quais oficinas serão ministradas:
– Metodologia Científica
– Elaboração de Projetos Científicos Escolares
– Normas Técnicas da Apresentação Escrita do Trabalho Científico
– Redação de Trabalho Científico
– Formas de Apresentação do Trabalho Científico
– Submissão de Trabalho Científico
Mais informações: 3643-1865/9188-8030/ ciencianaescola.pce@gmail.com
Sebastião Alves – Agência FAPEAM