Professores recebem capacitação para elaborar projetos científicos


03/03/2012 – Professores das redes estadual e municipal do Ensino Fundamental iniciaram na sexta-feira, 2 de março, o curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica, que é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), via Programa Ciência na Escola (PCE) e organizado pela coordenação do projeto ‘Acompanhamento e Avaliação Técnico-Científica do Programa Ciência na Escola’. O curso prossegue até o dia 16 de março.

Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Maria de Fátima Vieira Nowak, essa é a primeira etapa do curso que visa capacitar os educadores que participam dos projetos do PCE, na capital e no interior do Estado. Na capital, as aulas estão sendo ministradas no Jardim Botânico da Reserva Ducke, na zona leste de Manaus, e no interior as oficinas serão ministradas por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Amazonas (Seduc), um recurso que segundo Nowak, vai aproximar os professores que estão mais distantes da capital.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

“O curso é direcionado a todos os educadores dos projetos do PCE e vem para aprimorar a construção do conhecimento científico e promover essa cultura nas escolas. Esse é o nosso objetivo, apresentar aos professores os fundamentos e formas de se fazer uma pesquisa científica na educação básica das escolas em todo o Estado, pois os professores do interior também irão receber essas informações através do centro de mídias”, explicou a coordenadora.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ALTA_MG_7110.jpgA primeira aula foi ministrada pelo professor e pesquisador do Inpa Roberto Monteiro de Oliveira que apresentou aos participantes formas de se elaborar um projeto de pesquisa básica. Para Oliveira, o curso é importante não apenas “para capacitar os professores, mas também por oferecer suporte didático aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula”, salientou.

“Com essas atividades quem ganha é toda a sociedade, pois os professores terão a oportunidade de realizar trabalhos de pesquisa com mais consistência e, com isso, o interesse pela ciência poderá ser despertado nos estudantes”, afirmou.

O curso é fruto de uma parceria entre a coordenação do projeto e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect-AM), FAPEAM, Seduc, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

As aulas serão ministradas no período de 2 a 16 de março, no Jardim Botânico da Reserva Ducke. O curso tem carga horária de 40h.

Confira a programação:

03/03 – Oficinas de Elaboração de Projetos Científicos Escolares

09/03 – Oficinas de Normas Técnicas de Apresentação Escrita do Trabalho Científico

10/03 – Oficina de Redação de Trabalho Científico

16/03 – Oficina Formas de Apresentação do Trabalho Científico e Oficina Submissão de Trabalho Científico

Sobre o PCE

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Rosilene Corrêa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *