Programa Ciência na Escola aprova projetos no Município de Itacoatiara
01/03/2013 – O Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Edital 015/2012 aprovou 58 projetos no município de Itacoatira, a 176 quilômetros de Manaus. O aumento de propostas submetidas aconteceu, em grande parte, pelo esforço coletivo da Secretaria de Educação Estadual (Seduc) e da Secretaria de Educação Municipal (Semed) que adotaram o PCE a fim de tornar a cidade referência em produção científica desde a educação básica.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Com dez projetos aprovados, a Semed Itacoatiara renovou 80 % dos seus coordenadores e essa mudança deve-se principalmente ao nível de propostas implementadas. "A concorrência cresceu consideravelmente desde que a equipe da FAPEAM começou a acompanhar diretamente os projetos aprovados e incentivar novos docentes a submeterem propostas, a Secretaria espera que esse número possa aumentar nos próximos anos’’ afirmou Socorro Félix, da Semed.
Já para a Seduc, se na última edição o município aprovou 21 propostas, em 2013 o número não apenas dobrou. Neste ano serão 48 projetos e desses apenas sete coordenadores participaram da edição passada. O aumento considerável de aprovação é resultado do incentivo que a Secretaria tem dado à iniciação científica. Foram estipuladas metas pelo Coordenador Geral da Seduc no município e, a partir delas, montou-se um planejamento estratégico, trabalhado nos últimos 12 meses.
Para a coordenadora PCE /Seduc, Jannes Mary, o resultado positivo em número de aprovações ocorreu pela conjunção de forças entre FAPEAM e Seduc que, por meio do Centro de Mídias, fizeram-se presentes tirando dúvidas e ministrando oficinas. "As visitas presenciais, as oficinas ministradas não só para os professores e coordenadores como a todos interessados em participar contribuíram para que Itacoatiara recebesse esse destaque dentro do Programa" afirmou.
Parcerias
Em parceria com as Secretarias, o Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia (Pgct / PCE) ofereceu o curso de Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação Básica. O curso contou com oficinas presenciais e mediadas trabalhando desde a elaboração de projetos, as metodologias utilizadas, às normas técnicas de apresentação do trabalho científico.
Todos os trabalhos escolares da cidade são voltados ao edital da FAPEAM, inclusive as feiras científicas escolares que passam por uma avaliação e cada tema escolhido tem relevância tanto para a comunidade escolar quanto para o município.
Um dos coordenadores a ter o seu projeto renovado foi o professor Salomão Barros, que trabalha a ciência através da língua portuguesa. O tema escolhido para a edição passada foi ‘O Caminho para o Conhecimento’ que incentivou a iniciação científica nas escolas através da leitura. Neste ano, o objetivo é continuar o trabalho com o tema ‘Faz sentido a gente ler’ que, mais do que incentivar a leitura, pretende ajudar os alunos a produzirem textos.
"A expectativa para este ano é positiva, pois há uma preocupação muito grande em formar pesquisadores já no ensino médio, esperamos que isso possa ser cada vez mais possível e que as melhorias ocorram em parceria com a FAPEAM, que cada vez mais investe na idéia’’, disse.
Já na fase de implementação das bolsas, Itacoatiara prepara-se para começar os trabalhos em campo, buscando sempre a excelência e qualidade em seus projetos e incentivando cada vez mais os jovens pesquisadores a buscarem o conhecimento científico.
Sobre o PCE
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas
Fonte: Jamyly Macêdo