Programa Ciência na Escola realiza seminário de avaliação


Professores e alunos de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino apresentam, pela primeira vez, o andamento dos 77 projetos da segunda edição do PCE

Os jovens pesquisadores de um dos programas de fomento à ciência de maior alcance social do Estado do Amazonas terão a oportunidade de expor, pela primeira vez, os resultados parciais de seus projetos de pesquisa, durante o Seminário de Avaliação Parcial do Programa Ciência na Escola (PCE), nos dias 7, 8 e 9 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Manaus.

A abertura do seminário será dia 7 de outubro, às 17h, em solenidade no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas.

Em sua segunda edição, o PCE envolve a participação de 553 professores e estudantes do ensino fundamental e médio e da educação profissional em pesquisas realizadas em escolas públicas do Estado. Ao todo são 77 projetos em desenvolvimento, 30 deles em escolas da rede municipal e 47 da rede estadual, sendo três em execução no município de Itacoatiara, um no de Rio Preto da Eva e um na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.

Os projetos abrangem uma gama de temas tão diversos quanto os problemas vivenciados atualmente no planeta: captação da água da chuva, poder curativo das plantas, coleta de lixo solidária, reciclagem de óleo de cozinha, cultivo e extração de óleo essenciais de plantas aromáticas e condimentares; por diferentes estratégias: literatura brasileira e hispânico-americana, expressão teatral como suporte na linguagem oral, rádio escola, contextualização da notícia, “musicarte” na escola, matemática no cotidiano; alcançando problemas cotidianos, como: planejamento familiar, a influência da merenda no processo de ensino aprendizagem, entre outros.

Iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e das Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed), o PCE abarca investimentos da ordem de R$ 987.067,86, destinados ao financiamento de auxílio à pesquisa, no montante de até R$ 4.840 por projeto, e bolsas de estudo, no valor de R$ 120 para estudantes, R$ 461 para professores coordenadores e R$ 360 para os demais professores envolvidos nos projetos. Em execução desde junho, quando as bolsas e os auxílios foram implementados, os projetos tem duração prevista de seis meses.

A expectativa dos organizadores do Seminário de Avaliação Parcial do PCE com o evento é grande. “Nossa avaliação será construtiva e propositiva, voltada a orientar o desenvolvimento dos projetos e ajustar os rumos da pesquisa. Esse acompanhamento é muito importante, pois, para a grande maioria dos pesquisadores envolvidos, é o primeiro projeto de pesquisa”, destaca Maria Olívia Albuquerque, presidente da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do PCE.

Conforme Maria do Socorro de Oliveira Freitas Gonçalves, coordenadora do PCE/Semed, professores, alunos e pais estão entusiasmados com a oportunidade oferecida pelo programa. "É uma oportunidade nunca vivenciada pela escola pública, com recursos financiados para a execução da pesquisa, estimulando atividades multidisciplinares, melhorando a auto-estima, e as relações interpessoais. Os alunos sentem-se valorizados e acreditados perante a comunidade escolar”, afirma.

Programação

O seminário prevê uma intensa programação, nos períodos da manhã e da tarde, com sessões simultâneas de relatos das pesquisas, avaliação de especialistas ad hoc e oficinas de capacitação para alunos e professores. Os alunos receberão treinamento para a pesquisa através de oficinas lúdicas. Já os professores participarão de oficinas de metodologia da pesquisa, de elaboração de mapas conceituais e de técnicas de dinâmicas de grupos.

Mirna Feitoza – Agência Fapeam

 

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