Programa Cultura e Pensamento 2006 convoca instituições de todo o País
O Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT), está estruturando a Rede Cultura e Pensamento. A iniciativa interligará organizações em todo o País para a realização e transmissão de debates sobre temas atuais.
O Programa Cultura e Pensamento teve início em 2005, com a realização do ciclo de conferências O Silêncio dos Intelectuais, transmitidas pela RNP. A programação para o segundo semestre de 2006 já tem confirmados o seminário O Brasil como Enigma, em agosto, e o ciclo de conferências O Esquecimento da Política, entre agosto e setembro. De outubro a dezembro estão previstos mais quatro debates sobre temas escolhidos por seleção pública.
As instituições que desejarem participar da Rede Cultura e Pensamento, recebendo gratuitamente as transmissões dos debates, deverão verificar a disponibilidade de infra-estrutura mínima e a capacidade de organização e divulgação. Podem fazer parte da rede universidades públicas e privadas, escolas, entidades estudantis, instituições culturais, núcleos de pesquisa e estudos acadêmicos, rádios comunitárias, sindicatos, ONGs, entidades de classe e outras instituições congêneres que declarem o seu interesse pelos conteúdos do Programa. Já estão cadastradas as universidades Estadual do Mato Grosso do Sul e federais de Mato Grosso, da Bahia, do Tocantins e do Rio Grande do Sul, e a Faculdade Atlântico Sul do Rio Grande.
As inscrições de propostas para seleção pública nas categorias "debates presenciais", "publicações periódicas impressas" e "publicações periódicas eletrônicas" estende-se até sexta-feira (4). Desta seleção sairão os quatro debates a serem realizados de outubro a dezembro.
O site do evento é http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/cultura_e_pensamento/2006/