Programa de Iniciação Científica chega às instituições de pesquisa e ensino particulares no Amazonas
03/09/2013 – Ao longo de 10 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) vem oportunizando a centenas de estudantes de instituições públicas de pesquisa e ensino superior do Estado a oportunidade de trilharem o caminho da pesquisa científica. Agora, chegou a vez dos estudantes da rede privada de pesquisa e também de ensino superior por meio da Carta Convite 002/2013 já disponível no site da FAPEAM.
A Carta Convite é referente ao Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas no âmbito das Instituições de Pesquisa ou de Ensino de Natureza Privada (Paic-NP/AM), uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que disponibiliza o valor equivalente a R$ 1,2 milhão para a concessão de bolsas, sob a forma de quotas, às instituições de pesquisa e/ou ensino superior, de natureza privada sediadas no Amazonas.
Benefícios
No total, estão sendo disponibilizadas cerca de 200 bolsas de iniciação científica, mais auxilio-pesquisa correspondente a 20% do total de bolsas implementadas em cada instituição para a execução das atividades. As instituições beneficiadas devem assumir, obrigatoriamente, a contrapartida adicional de quotas de bolsas e auxílio-pesquisa de, pelo menos, 25% da quota e do valor do auxílio de acordo com as regras da FAPEAM.
Requisitos para as instituições
A instituição interessada em participar do programa, deve estar localizada no Estado do Amazonas. Ter personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos. Manter política de desenvolvimento institucional de pesquisa em que esteja inserida a iniciação científica. Designar um coordenador institucional do Programa. Manter Comitê Institucional responsável pelo acompanhamento do Paic- NP/AM. Apresentar uma única proposta e atender às normas e demais exigências estabelecidas na Resolução 054/2013 – Conselho Diretor – Paic-NP/AM, disponível na página eletrônica da FAPEAM.
Requisitos para coordenador
Ter vínculo empregatício com Instituição de Pesquisa e/ou Ensino de direito privado sem fins lucrativos, localizada no Estado do Amazonas. Ter, no mínimo, título de mestre. Estar cadastrado no sistema de Currículo Lattes do CNPq, no Banco de Pesquisadores da FAPEAM e no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq. Ser designado pelo dirigente máximo da instituição interessada e estar adimplente com a FAPEAM.
A seleção de propostas abrangerá duas etapas. Na primeira, as Instituições deverão apresentar carta de manifestação de interesse assinada pelo dirigente máximo da instituição, acompanhada do plano detalhado da proposta de implantação ou consolidação da Iniciação Científica na instituição, de acordo com formulário estabelecido pela FAPEAM.
Na segunda etapa, serão apresentados o Plano de Trabalho de cada um dos bolsistas para a implementação das bolsas e a declaração apresentando a lista nominal dos bolsistas referentes à quota de contrapartida da instituição. Também deverá ser apresentado o Plano de Aplicação Financeira do Programa explicitando os gastos a serem realizados com o auxílio-pesquisa concedido pela FAPEAM e com a contrapartida da instituição.
As bolsas concedidas terão a duração de até 12 meses.
O prazo para a submissão de propostas vai até 16 de setembro. As instituições interessadas devem preencher as propostas no SIGFAPEAM e enviar à FAPEAM.
Outras informações mais detalhadas podem ser adquiridas na Carta Convite disponível aqui.
Cronograma
ATIVIDADE | DATA LIMITE |
Submissão de propostas pelo SIGFAPEAM | Até de 16 de setembro de 2013 |
Entrega da documentação no protocolo da FAPEAM | Até de 17 de setembro de 2013 |
Divulgação dos resultados | A partir de outubro de 2013 |
Implementação dos benefícios | A partir de novembro de 2013 |
Sobre o Paic-NP/AM
O Programa destina-se a apoiar Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior, de natureza privada, sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Amazonas, com a concessão de bolsas de Iniciação Científica – IC, sob a forma de quotas.
Rosa Doval – Agência FAPEAM