Programa incentiva a conservação de documentos públicos e privados


17/04/2013 – Conservar acervos documentais em seus diferentes suportes, como textos, vídeos, fotografia, entre outros, é o objetivo do Edital 010/2013 Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas (Pró-Acervo). Os interessados devem submeter os projetos até o dia 20 de maio.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O edital considera acervo documental toda documentação existente em arquivos públicos ou privados voltada ao interesse público. Entram na lista: documentos manuscritos ou impressos, livros, imagens, jornais, revistas, publicações, materiais audiovisuais, documentos históricos.

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) que visa também à preservação e conservação de documentos de interesse estratégico para a pesquisa e divulgação científica do Estado.

Proponente e Documentação

O pesquisador responsável pela submissão deve ter título de mestre ou doutor; ser graduado ou pós-graduado em Arquivologia, Biblioteconomia ou História; ter vínculo formal com instituições de pesquisa e ou ensino superior público ou privada, institutos, centros de memória, órgãos públicos, museus, fundações de pesquisa e desenvolvimento sediados no Estado do Amazonas. Deve estar cadastrado no sistema SIGFAPEAM e ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e ter anuência da instituição onde se localiza o acervo/coleção, visando assegurar o acesso e a infraestrutura para a execução do projeto.

A documentação deve ser entregue até o dia 20 de maio, no horário de 09h às 13h, no protocolo da FAPEAM. Os documentos devem ser entregues em envelope lacrado, por meio de carta de encaminhamento à Diretoria Técnico-Científica, em duas vias impressas, constando a seguinte referência: Confidencial FAPEAM/DITEC/DEAP proposta para Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas – Pró-Acervo/Nome do Proponente.

Pró-Acervo

O  Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, projetos institucionais de conservação de acervos documentais em seus diferentes suportes (textuais, audiovisuais, iconográficos, fotográficos, entre outros), visando melhorar as condições de acesso ao público e pesquisadores.

Ouça a reportagem completa, clique aqui.

David Simplício e Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM

Maisnotícias>>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *