Programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade recebe inscrição até 4 de janeiro


11/12/2012 – Com o objetivo de estimular projetos de pesquisas na Região Norte, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Pró-Amazônia-Biodiversidade e Sustentabilidade. As inscrições que, de acordo como Edital 047/2012, estavam previstas para serem encerradas no dia 27 de novembro forram prorrogadas até o dia 4 de janeiro de 2013.

O programa, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa dos Estados da região Amazônica, tem como objetivo estimular, no País, a realização de projetos de pesquisa que apoiem a temática amazônica, utilizando-se de recursos e de infraestrutura ou demais instituições que estejam amparadas pelo Edital.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a iniciativa deve possibilitar a produção de pesquisa e inovação associadas à iniciação de pesquisa e formação de doutores, assim como o apoio a realização de estágio Pós-Doutorado.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

/De acordo com o edital, serão incentivados projetos que contemplem a participação de empresas sediadas na Região Norte. “Este é um modelo novo voltado para a Região Norte e a expectativas é de que este projeto seja uma semente que estimule outras instituições envolvendo vários ministérios com o objetivo de induzir a formação de mais mestres e doutores na Região Amazônica”, destacou.

Áreas

Conforme  o edital, as áreas contempladas são voltadas para temas próprios e importantes para a Região como:  agroecologia, água e recursos hídricos, biotecnologia, engenharia, fármacos, recursos pesqueiros, recursos (produtos)  naturais, saúde e segurança alimentar.

Segundo Guimarães, o edital contempla com recursos para os projetos com bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor visitante  e professores de outras modalidades.

“Os projetos têm o prazo de quatro anos para serem executados, podendo ser prorrogados por mais um ano, dependendo da disponibilidade orçamentária. O valor do financiamento está orçado em torno de R$ 371 mil por ano, totalizando o máximo de R$ 1,48 milhão por projeto, já contemplado o valor correspondente às bolsas”, revelou.

O edital, visa  financiar até 15 projetos. As inscrições foram prorrogadas até o dia 4 de janeiro de 2013, os interessados em participar do programa podem enviar seus projetos e documentação pelos Correios com cópia impressa e outra em CD para a Coordenação Geral de Programas Estratégicos (CGPE/Capes) setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L,Lote 06 90º andar. Cep 70.040-020, Brasília (DF)

Para outras informações, acesse o Edital, clique aqui.

 

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Com informações da Capes

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *