Programa RH-Interinstitucional contribui para a formação de novos doutores do Amazonas
28/12/2012 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) aprovou mais três propostas submetidas ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Interinstitucional) Fluxo Contínuo, referente ao Edital 002/2011.
Os três contemplados na última remessa de 2012 foram os doutorandos: Úrsula Vasconcelos Abecasis, que vai desenvolver a pesquisa ‘Projeto de sensor de frentes de onda integrado cmos com microlentes e elementos sensores aprimorados’ pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Gustavo Henrique Diniz Pimentel com a pesquisa ‘Análise In Vitro da precisão de técnicas de esplitagem na moldagem de implantes no esquema All-on-Four’, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Carina Toda, com a pesquisa ‘Avaliação da atividade antimicrobiana de um reembasador resiliente combinado a um polímero antimicrobiano sobre a formação de biofilme’, pela Ufam.
A realização das pesquisas, nas áreas de Engenharia Elétrica e Odontologia contará com o apoio das instituições promotoras, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Coppe) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho que receberão os doutorandos para a realização do estágio de nove meses.
Recurso financeiro
De acordo com o Edital 002/2011 (Fluxo contínuo), o programa destinou recursos financeiros estimados em R$ 1,2 milhão. Os três projetos contemplados vão receber juntos cerca de R$ 86,1 mil. Por ser em fluxo contínuo, o edital continua vigente para receber propostas de novos interessados.
Entre os benefícios concedidos pelo programa estão: bolsa de estudo por um período de até quatro meses, no caso de mestrado e bolsa de estudo por um período de até nove meses para doutorado com estágio fora do Amazonas. Além de duas mensalidades adicionais de bolsa destinadas ao auxílio com despesas de deslocamento e instalação, pagas uma única vez com a primeira mensalidade.
Sobre o Projeto Minter e Dinter
Caracteriza-se como um curso Minter um programa de pós-graduação com curso de mestrado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), já consolidado, formado por um grupo ou turma de alunos de mestrado, sob condições especiais, sendo estas caracterizadas pelo fato de parte das atividades de formação desses alunos serem desenvolvidas no campus de uma outra instituição.
Já os cursos Dinter dizem respeito a um programa de pós-graduação com curso de doutorado reconhecido pelo MEC, já consolidado, formado por um grupo ou turma de alunos de doutorado que sob condições especiais também desenvolvem atividades numa outra instituição.
Sobre o RH-Interinstitucional
O programa tem por objetivo conceder bolsas de mestrado ou doutorado a profissionais participantes de Projeto de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) ofertados no Amazonas, para realizar estágio obrigatório na instituição promotora. Por meio de seleção de propostas, que possam contribuir para a manutenção dos padrões de excelência e eficiência, adequados à ampliação da formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do Amazonas e do País.
Confira o Edital do RH Interinstitucional, clique aqui.
Ulysses Varela – Agência FAPEAM