Programa Sinapse da Inovação rende conquista na Suíça


Sinapse Suíça

Iniciativas empreendedoras do Brasil se destacaram nos primeiros lugares

Quarenta startups da Suíça, Brasil e Índia participaram da última etapa do programa AIT Camp, na Suíça, semana passada. Os departamentos de Ciência e Tecnologia dos três países premiaram as startups de maior destaque e, na categoria brasileira, as empresas Revella e i9 Biotec conquistaram o 1º e 3º lugares. Elas foram contempladas anteriormente pelo programa Sinapse da Inovação, já implementado no Amazonas após se consolidar por iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A Revella, representada por Mateus Vieira Carlesso, atua na área de pesquisa e desenvolvimento com biotecnologia e está trabalhando em um revelador de patógenos. A i9 Biotec, representada por Maria de Lourdes Borba Magalhães, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, é voltada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores, incluindo kits de purificação de amostras de DNA, enzimas biotecnológicas e outros insumos.

Além das duas vencedoras, outras duas empresas catarinenses ficaram entre as finalistas: N-Power e NanoVets, também contemplada no Sinapse da Inovação. O estado também foi representado pelo Diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Leandro Carioni, que participou como membro da banca de especialistas do AIT Camp.

A edição atual do programa contou com 200 brasileiros inscritos. Destes, pesquisadores de 10 startups do Brasil, de diversas áreas de atuação como Nanotecnologia, Biotecnologia, Engenharia Biomédica e Energia, participaram do AIT Camp Rio, entre 03 e 07 de outubro, e do AIT Camp Suíça, de 28 de novembro a 02 de dezembro. Após um período de workshops e preparação das empresas para transformar suas pesquisas em negócios de sucesso no mercado, os empreendedores apresentaram seu pitch no evento final do programa, no último dia 2 deste mês.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça, da École Polytechnique Fédéral de Lausanne (EPFL), e foi organizado pela Swissnex Brazil, Venturelab e Swissnex India, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Fonte: Sinapse da Inovação

Foto: Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *