Programas do Governo do Amazonas promovem intercâmbio científico e tecnológico


Museu da Língua Portuguesa de São Paulo - SP. (Foto: Denison Silvan)

Museu da Língua Portuguesa de São Paulo – SP. (Foto: Denison Silvan)

06/12/2013 – Na semana passada, um grupo composto por professores e estudantes amazonenses realizou visita técnica motivacional a cinco instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo. Eles fazem parte de duas iniciativas do Governo do Estado para incentivar jovens que estão cursando o Ensino Médio a se dedicarem com afinco aos estudos relacionados às ciências exatas, objetivando prepará-los para enfrentar com êxito uma graduação nas áreas de engenharias e de tecnologia da informação. As duas iniciativas são o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), com 40 alunos participantes, e Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), com mais 40 alunos, perfazendo um total de 80.

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Espaço Cultural da Ciência- Catavento (SP). (Foto: Denison Silvan).

Espaço Cultural da Ciência- Catavento (SP). (Foto: Denison Silvan).

Os dois programas envolvem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que financia parte dos recursos destinados aos programas, com a cooperação financeira da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e também as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM).

A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, acompanhou parte das visitas realizadas pelo grupo, composto, ao todo, por 17 pessoas, liderado pelos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Ruiter Caldas, coordenador do programa RH-TI, e Disney Douglas Oliveira, coordenador do Pró-Engenharias. Em três dias, o grupo visitou o Aquário de São Paulo; Catavento Espaço Cultural da Ciência; Museu da Língua Portuguesa e Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e participou do Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Hall do Aquário de São Paulo- SP. (Foto: Denison Silvan)

Hall do Aquário de São Paulo- SP. (Foto: Denison Silvan)

O grupo foi formado por Endriu Nunes, Christian Cruz, Rosa Fernandes, Isabela Apoema e Aline Araújo, todos com 17 anos, e Yan Imbiriba, com 18, alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais; coordenadores Ruiter Caldas e Disney Douglas Oliveira; professores Wadson Benfica, Júlio Coelho, Aldemir dos Santos, Maria Valdeída do Vale Cunha, Gliceriana Maciel Moraes Araújo, Francisca Maria Coelho Cavalcanti e Francinete Bruce, além dos assessores da FAPEAM Edilson Soares (Presidência) e Denison Silvan (Comunicação).

Diretora Maria Olívia Simão ladeada pelos estudantes.(Foto: Denison Silvan)

Diretora Maria Olívia Simão ladeada pelos estudantes.(Foto: Denison Silvan)

Diretora-presidenta da FAPEAM comenta atividades dos programas Pró-Engenharias e RH-TI

A diretora-presidenta, Maria Olívia Simão, salienta que os dois programas, Pró-Engenharias e RH-TI, são resultados de um processo de construção coletiva, que envolveu a FAPEAM, Secti-AM, Seduc-AM e um comitê assessor de engenharia, por haver, no Amazonas, uma necessidade latente de profissionais nas áreas de engenharias e tecnologia da informação. A diretora considera essas duas áreas como estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas. Ela conta que, no início do processo, arregimentou-se um conjunto de instituições e pessoas que se dedicou a pensar e projetar os programas, de forma articulada, incentivados pela Secti-AM e financiados pela Fapeam.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. (Foto: Denison Silvan).

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. (Foto: Denison Silvan).

Maria Olívia Simão analisa que, em seu início, todo projeto-piloto tem um trabalho muito forte de acompanhamento. Por isso, houve um envolvimento intenso por parte do assessor da Presidência da FAPEAM, Edilson Soares, do secretário-executivo adjunto da Secti-AM, Eduardo Taveira, e dos professores da Seduc que fazem parte desses programas. A diretora sustenta que, quando se idealiza um programa, se tem uma visão de como vai ser, mas quem lida no cotidiano tem como enriquecê-lo ainda mais, e é exatamente isso que está acontecendo com o Pró-Engenharias e o RH-TI.

Oceanário de São Paulo -SP. (Foto: Denison Silvan)

Aquário de São Paulo -SP. (Foto: Denison Silvan)

A visita técnica motivacional a São Paulo, Estado que concentra boa parte dos centros de ciência, tecnologia e inovação do Brasil, contribuiu para que alunos, professores e coordenadores pudessem conhecer espaços interativos que trabalham com a educação científica voltada para a educação básica. Este tipo de atividade, visitas técnicas a locais estratégicos em Manaus e outras capitais, está incluído nos dois programas como forma de se trabalhar a motivação, que contempla, também, palestras de profissionais das áreas de engenharias e tecnologia da informação.

Christian Cruz, testando o tornado de água do INPE. (Foto: Denison Silvan).

Christian Cruz, testando o tornado de água. (Foto: Denison Silvan).

A diretora-presidenta avalia que a visita à Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, foi um momento importante para esses alunos. Na USP, eles puderam fazer intercâmbio com um grupo de professores e estudantes reunidos para o Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada no campus dessa universidade. O grupo que promove o Encontro também se dedica à questão da educação científica e das engenharias. Em relação ao Inpe, a diretora acredita que, para os alunos, foi um experiência motivadora conhecer essa instituição e ver as possibilidades práticas de se optar por uma graduação na área de engenharia ou tecnologia da informação, que é o objetivo de formação deles nesse momento.

Livraria Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo - USP.(Foto: Denison Silvan).

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo – USP.(Foto: Denison Silvan).

Segundo Maria Olívia Simão, a intenção agora é fazer o acompanhamento dos 80 alunos que estão em fase de seleção para entrar em um curso superior. Quem entrar na universidade vai contar com um processo a mais de acompanhamento, visando a diminuir a evasão e o prolongamento do tempo de formação. Estes são dois problemas identificados atualmente entre os alunos de graduação desses cursos. A diretora revela que a instituição está planejando atividades que vão apoiar esses estudantes logo no primeiro ano da graduação. A intenção é proporcionar bolsas de estudo, o que dará um conforto financeiro para que eles possam se dedicar com mais afinco às atividades acadêmicas. Vai se evitar, assim, a desistência que se verifica nos primeiros anos da graduação nas áreas de engenharias e tecnologia da informação, principalmente nas matérias de cálculo.

Maquete do Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Inpe. (Foto Denison Silvan)

Maquete do Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Inpe. (Foto Denison Silvan)

Se a tese defendida pela instituição se mostrar válida, espera-se que os alunos tenham menos dificuldades em cursar uma graduação das chamadas ciências duras. Assim, acredita-se que os 80 alunos que participam dos programas Pró-Engenharias e RH-TI tenham uma base consistente para enfrentar uma graduação nessas áreas, que apresentam um elevado índice de desistência nos primeiros anos. “O sucesso do programa é um mérito coletivo, pois, com certeza, hoje, esses rapazes e moças não são as mesmas pessoas que entraram nos programas e não estariam mais bem preparados como estão se não tivessem passado por um aprendizado como esse”, analisou Maria Olívia Simão.

Sobre o RH-TI

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa a estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de Tecnologia da Informação (TI), por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.

Sobre o Pró-Engenharias

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) visa a fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.

 Denison Silvan – Agência Fapeam