Projeto avalia aptidão física de alunos-atletas de escola em Manaus
12/03/2012 – Já se sabe que o esporte é importante para o desenvolvimento humano e que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por conta disso, a professora de Educação Física da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, Dileni Maria da Silva Xavier, está desenvolvendo juntamente com um grupo de estudantes, o projeto: ‘Perfil Antropométrico de atletas de desporto escolar’. O projeto, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), vinculado ao ‘Programa Ciência na Escola’ (PCE).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“Esse estudo visa ao bem-estar e ao melhor desempenho dos atletas nas competições internas e externas e, por outro lado, estimula o gosto pela pesquisa científica. Sendo assim, o PCE é um programa fundamental para incentivar a pesquisa cientifica na escola, através dele as escolas beneficiadas podem adquirir o material necessário para a fundamentação de suas pesquisas”, afirmou Xavier.
Estudos sobre avaliação física
O projeto está proporcionando aos alunos bolsistas a realização de atividades que incluem desde o estudo sobre as teorias ligadas à avaliação física até a tomada de medidas corporais de peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), como também a avaliação de testes de resistência muscular localizada de membros superiores e abdominais, relacionando-os com a tabela de índices de acordo com a faixa etária.
De acordo com Xavier, as atividades já eram praticadas nas aulas de biometria em Educação física no início do ano letivo, mas agora passaram a fazer parte também da rotina dos atletas de desporto da escola.
“Os bolsistas acompanham o treino das equipes fazendo a aferição de frequência cardíaca dos atletas, sendo que todos os bolsistas também são atletas o que fez aumentar o interesse pela pesquisa. Os testes servem para melhorar o rendimento físico e o bem-estar também dos participantes”, destacou.
Metodologia aplicada
O projeto consiste em avaliar algumas variáveis da composição corporal e da aptidão física dos alunos-atletas. Os mesmos faze parte das equipes de futsal, voleibol e handebol, sendo submetidos a avaliação antropométrica das seguintes variáveis: massa corporal (kg), estatura, frequência cardíaca, medida em batimentos cardíacos por minuto (bpm) e o percentual de gordura (%G).
“Os resultados são obtidos por meio do protocolo de Jackson e Pollock que mede as dobras cutâneas, monitores cardíacos, cronômetros, para aferir o tempo dos testes físicos, notebook utilizado para registrar e calcular as medidas individuais, além da criação de planilhas que permitem o acompanhamento dos atletas em estudo”, explicou a professora.
Projeto de sucesso
O projeto mostrou que alguns bolsistas, que atuam na execução da pesquisa junto com a professora, já definiram sua área de estudos por conta do envolvimento com o mundo científico e que todos os atletas envolvidos no projeto passaram a valorizar ainda mais os treinos, pois o desempenho deles agora está sendo avaliado também por alunos pesquisadores sendo os resultados expostos para toda escola ao final do projeto.
Segundo Xavier, o projeto foi posto em prática no ano de 2010 e o excelente resultado obtido, motivou a sua continuação para que pudesse atender a outros atletas, visto que a cada ano letivo as equipes de desporto escolar se renovam.
“O esporte auxilia no combate a doenças, evasão escolar, uso de drogas e até mesmo na criminalidade. A nossa escola terá como retorno, não só a melhoria dos índices de participação nos jogos internos e externos, como também a oportunidade de despertar nos alunos participantes o interesse pelo meio científico aplicado”, ressaltou.
Sobre o PCE
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Redação: Nefa Costa
Edição Ulysses Varela – Agência FAPEAM