Com apoio da Fapeam, projeto cria sistema inédito de gestão hospitalar


projeto cria sistema inédito de gestão hospitalar no Amazonas

Iniciativa vai agilizar o atendimento e consultas em hospitais e clínicas

Um sistema integrado para gestão hospitalar, desenvolvido pela primeira vez no Amazonas e voltado para clínicas e hospitais, deve garantir mais comodidade ao paciente e agilidade ao processo de agendamento e atendimento médico.

O projeto científico é desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no âmbito do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/AM). O sistema integrado de gestão trabalha desde o agendamento de pacientes, atendimento médico, resultados, emissão de laudos, receitas até o armazenamento de imagens.

De acordo com o coordenador do projeto, o empreendedor, Antônio Cardoso, tudo isso é possível por meio da comunicação entre os equipamentos dos hospitais. Ele explicou que se um paciente fizer um exame de ressonância magnética, por exemplo, o sistema irá coletar as informações e irá colocá-las à disposição do médico que irá fazer a análise no momento do atendimento.

O sistema, também, explicou Cardoso, oferece uma melhor gestão administrativa e financeira para o hospital e clínica. Segundo ele, os hospitais e clínicas, atualmente, não possuem o processo informatizado, o que os obriga a ter que preencher as fichas de atendimento manualmente e, depois redigitar as informações para poder enviá-las ao plano de saúde. Com este sistema, todo esse processo será agilizado, uma vez que o atendimento será feito dentro do próprio aparelho.

“O sistema abrange tudo isso. Para cada especialidade médica há uma forma de trabalhar. O sistema vai disponibilizar de acordo com a especialidade clínica”, disse o coordenador.

projeto cria sistema inédito de gestão hospitalar no Amazonas

O programa de gestão hospitalar é desenvolvido no âmbito do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/AM), com apoio da Fapeam

Cardoso explicou que o sistema já funciona em uma clínica de estética, onde tem sido bem aceito pelos profissionais. No momento, a ferramenta passa por modernizações em busca de aprimoramento.

“Vamos atender diversas especialidades verificando as necessidades específicas de cada um”, disse o empresário.

Esse é o primeiro projeto desenvolvido por Cardoso no âmbito do Programa Tecnova/AM. Para ele, o apoio tem sido fundamental para transformar a ideia em um negócio de sucesso, além de possibilitar os testes do sistema em outras empresas no segmento da saúde.

“A Fapeam tem nos dado um apoio muito importante. Vamos trabalhar, agora, com uma clínica de ortopedia. Iremos verificar as informações que ela precisa e desenvolver o sistema para atender todas as necessidades dela”, finalizou Cardoso.

Esterffany Martins- Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *