Projeto desenvolve novas técnicas de apicultura na região amazônica
ar em conta as especificidades de nossa região, o que não ocorria na forma tradicional de apicultura. Foram associadas às técnicas questões como o fotoperíodo (o período efetivo da luz do sol e suas influências), umidade do meio-ambiente e agressividade das abelhas. Esta última variável, segundo o coordenador do projeto, Said Aidar, pós-doutor em genética molecular de abelhas, é maior nas zonas tropicais do que nas zonas frias. Isso leva a necessidade de maior cuidado no manuseio e manutenção das abelhas amazônicas.
O trabalho com as abelhas africanas (Apis mellifera) coletadas se volta para a preservação da espécie, com a escolha de matrizes que sejam mansas e que tenham boa produção de pólen e mel. Já as abelhas silvestres (nativas), comumente chamadas de Jandaíra (Melipona subnitida), que produzem menos mel, são incorporadas ao meliponário (criatório de abelhas sem ferrão) da própria fazenda experimental. Depois deste estudo prévio, parte das matrizes é distribuída para produtores rurais vinculados ao estudo, que já receberam capacitação técnica básica.
Incentivo à produção
O auxílio destinado aos produtores rurais se faz na capacitação para produção comercial e no repasse de matrizes pra quem quer começar a produzir pólen, própolis e mel. A capacitação é realizada com apoio da prefeitura de Manaus através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), onde no ano passado foram realizados 12 cursos tendo sempre à preocupação de adequar a linguagem técnica à linguagem específica do homem rural.
O projeto elaborou folhetos e folderes explicativos que trazem instruções sobre a divisão de colméias, produção de mel e envasamento de forma limpa, entre outros assuntos. As publicações são distribuídas gratuitamente em eventos como feiras de exposição agropecuárias. Há também um livro em fase de impressão sobre a criação de abelhas, que também deve ser distribuído gratuitamente para os produtores rurais. O projeto ajudou a criar a


























