Projeto do Amazonas representa Região Norte em Fórum Social Mundial na Tunísia


25/02/2013 – O projeto de um forro ecológico desenvolvido com caixas de leite de autoria da professora amazonense Jemima de Paula, será apresentado no Fórum Social Mundial 2013, que vai ser realizado na Tunísia entre os dias 26 e 30 de março.

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Vencedor do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, o projeto ‘Forros Ecológicos – Educação Ambiental além dos muros da escola’ concorreu com mais de 5 mil inscritos no concurso da Fundação Banco do Brasil.

“Para mim, esse prêmio representa a valorização de toda uma vida profissional enquanto professora. É melhor do que ganhar na Mega Sena. Cheguei no topo da minha carreira, sendo reconhecida como uma ótima professora e como profissional, nacional e internacionalmente”, declarou a professora.

A proposta do projeto é apresentar uma alternativa na construção de casas e edifícios utilizando embalagens de leite longa vida como forro, pois o alumínio presente nas embalagens de leite reflete o calor e aumenta o conforto térmico nas edificações.

Concurso

Considerado uma tecnologia social por ser aplicável em larga escala, o projeto é desenvolvido desde 2012, inicialmente na casa de alunos de baixa renda. “Antes usávamos as caixas para fazer associações de soma, multiplicação, usávamos as letras das caixas e depois passei a trabalhar nos forros”, disse.

Jemima percebeu ao fazer uma casinha para os alunos brincarem, que as caixas de leite, um tipo de lixo que não é possível triturar para transformar em papel outra vez, por ser uma mistura de plástico, alumínio e papelão, podiam ser reaproveitadas de outra forma, transformando-se tanto em telhado quanto em forro.

Prêmios

Jemima ganhou da Secretaria Municipal de Educação (Semed) um prêmio de honra ao mérito e depois se inscreveu para o 3º Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

Promovido pela Fundação Banco do Brasil e revista Fórum, o concurso tem o objetivo de conhecer tecnologias sociais utilizadas em escolas, com implantação a baixo custo e capazes de promover a transformação e o desenvolvimento social, onde a comunidade é protagonista e assim podem ser reaplicadas em qualquer lugar.

Fonte: Ciência em Pauta

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