PROJETO DO INPA É PREMIADO EM CUIABÁ
Projeto do Inpa é premiado em Cuiabá
Os estudantes Aldair Gomes Lopes, Luciana Rodrigues Barroso, Clingean de Almeida Trindade e Luciano Rodrigues Barroso venceram a 47ª edição do concurso "Cientistas do Amanhã", promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Unesco em Cuiabá (MT). O prêmio foi uma viagem para Paris (França), onde o aluno Aldair Lopes irá representar a equipe juntamente com a orientadora Rosana de Miranda Rocha.
Eles concorreram com aproximadamente 69 trabalhos em nível nacional. "Para nós, já era gratificante ter participado do concurso e termos sido selecionados entre os dez melhores do Brasil. Ali, estávamos representando o Amazonas. Mais gratificante ainda, foi ter ganho o prêmio, porque, agora, estaremos representando o Brasil para o mundo", disse Aldair.
Os alunos apresentaram o trabalho "O papel do mogno no processo de trocas gasosas entre a biosfera e atmosfera". Os alunos participam do módulo Tutorial, do projeto Jovem Pesquisador, coordenado pela pesquisadora do grupo de Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Fernanda Bandeira Vieira.
Para a pesquisadora, o prêmio é importante porque reflete a inserção dos alunos de ensino médio e fundamental no âmbito do processo de produção do conhecimento e apresenta para sociedade os trabalhos realizados pelo INPA em parceria com as escolas. "A tutoria através dos pesquisadores integrados deste módulo contribuíram para a socialização do conhecimento científico gerado no instituto, colaborando na formação de novos pesquisadores para a nossa região", ressaltou.
(Texto integral no site www.inpa.gov.br)