Projeto do PCE trabalha matemática no cotidiano
“A matemática está no nosso dia-a-dia e convive com a gente constantemente”, afirmou a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual, Djalma Batista, Cristiane Cascaes, 14 anos, durante apresentação de resultados de trabalhos do Programa Ciência na Escola (PCE) na SBPC Jovem, dentro da programação da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A partir da experiência no projeto “A Matemática do cotidiano”, desenvolvido no âmbito do PCE, Cristiane e seus colegas de projeto também passaram a ver as contas e os números com um novo olhar. O objetivo do trabalho é mostrar uma matemática diferenciada, procurando trabalhar de maneira lúdica, por meio dos jogos e brincadeiras direcionadas, trabalhando relações de compra e venda e o conhecimento de direitos e deveres em relação ao consumidor. A ideia foi proporcionar aos alunos uma vivência da matemática em todas as áreas, dentro do dia a dia.
Sob a coordenação da professora Maria Cristina Lima, a equipe formada por cinco alunos e um apoio técnico desenvolveram em seis meses de trabalho pesquisas bibliográficas, visitas ao Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e um levantamento de preços de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e alimentos em lojas e supermercados de Manaus. “Percebemos que em uma simples comparação de preços podemos fazer uma grande economia e principalmente evitar compras a prazo e com juros altos”, explicou a aluna, que inclusive tomou a prática para os gastos pessoais e de sua família. “Agora oriento minha mãe quanto a gastos sem necessidade”, destacou.
Após o levantamento de preços, os alunos aprenderam a elaborar gráficos demonstrando as diferenças nos preços dos itens pesquisados. “Com esses dados fizemos um folder e então apresentamos palestras na escola como forma de conscientização dos colegas em relação a boa prática do consumo e dos direitos de consumidor, tudo a partir do entendimento da matemática”, disse Cristiane.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed), é voltado a apoiar a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, ensino médio ou da educação profissional e de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas. Em 2008, foram 76 projetos apoiados e neste ano foram aprovadas 246 propostas, tanto de escolas da capital quanto do interior.
SBPC Jovem
A exposição dos resultados dos projetos de iniciação científica do PCE vai até esta sexta-feira, 17, a partir das 9h, no campus Norte da Ufam. Endereço: Avenida General Rodrigo Octávio Ramos, 3000, Coroado I. A exposição e atividades são abertas ao público em geral.
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam