Projeto do Tecnova cria aplicativo para auxiliar estudantes nos exercícios escolares


CompetEduca

O CompetEduca  poderá ser administrado por professores de qualquer disciplina e montar um ranking com os melhores alunos

Uma nova forma de ensino e aprendizagem desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) irá auxiliar os estudantes nos exercícios escolares para serem feitos em casa e, ainda incentivá-los por meio de uma competição virtual com um ranking de mais acertos.

O CompetEduca, como é denominado o sistema, tem previsão para ficar  pronto no final deste ano. A plataforma poderá ser administrada por professores de qualquer disciplina, que irão cadastrar as questões do exercício no aplicativo.

Didático e com fácil acesso, os alunos podem usar o sistema por meio de um aplicativo no celular. A cada questão respondida corretamente, o sistema irá pontuar automaticamente, mostrando a classificação no ranking.

CompetEduca2

Coordenador do CompetEduca, o analista de sistemas Frank Rodrigues, explica como vai funcionar o aplicativo

O coordenador do trabalho, Frank Rodrigues, explicou que o CompetEduca permite que os pais possam acompanhar o desempenho do estudante e, ao mesmo tempo, saber as disciplinas que o aluno tem mais facilidade e dificuldade em aprender.

“Atualmente, o professor faz uma revisão de prova, passa uma lista de exercícios, os alunos vão para suas casas e depois na aula o professor corrige. A nossa proposta é transformar isso no jogo eletrônico”, explicou o pesquisador.

Analista de Sistemas, Frank Rodrigues, disse também que caso o aluno erre a questão ou tenha dificuldade para resolvê-la, o professor poderá disponibilizar a resposta correta e explicar em seguida como é feita à resolução da questão.

“A escola terá uma ferramenta que permitirá saber o nível de aprendizagem do aluno. Pode ser feito também o ranking para saber o melhor aluno da escola. Se o sistema for implantado em todas as escolas, podemos saber, por exemplo, quem é o melhor aluno do Ensino Fundamental ou Médio de todas as escolas de Manaus”, disse Rodrigues.

Outro ponto positivo do sistema é que irá permitir que os estudantes ajudem  uns aos outros,  com trocas de informações sobre os exercícios.

CompetEduca3

Modelo de como vai ser o aplicativo no celular, após seu lançamento

Apoio Fapeam

O trabalho esta sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova/AM) do Governo do Amazonas via Fapeam, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para o pesquisador Frank Rodrigues, o apoio da Fapeam é essencial para transformar a ideia em negócio, além de auxiliar os estudantes.

“O apoio da Fapeam para andamento deste projeto é fundamental. Sem o apoio, o recurso que foi destinado, seria mais difícil transformar essa ideia em um negócio”, finalizou Rodrigues.

Esterffany Martins/ Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier/Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *