Projeto envolve estudantes com pesquisa sobre bairro de Parintins (AM)


22/11/2012 – Como surge um bairro? Essa pergunta pode permanecer sem resposta ou demorar muito tempo para ser respondida, dependendo do local onde se mora. Para resgatar a história dos bairros e assim preservá-los, um grupo de jovens cientistas do Programa Ciência na Escola (PCE) procurou retratar o dia a dia do bairro Santa Clara, em Parintins (localizado a 369 quilômetros de Manaus), em seus aspectos histórico, geográfico, cultural e educacional.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Para conseguir respostas, os estudantes reuniram depoimentos dos moradores mais antigos, pois eles além de conhecerem a história da comunidade, também são os principais agentes da transformação vivida no lugar. A pesquisa intitulada ‘Santa Clara: Um novo olhar sobre o bairro’ faz parte de um trabalho desenvolvido na Escola Estadual Gentil Belém, localizada no município de Parintins, sendo coordenada pela professora Maria do Carmo Farias.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/pari1.jpgO projeto visou resgatar a história do bairro Santa Clara e documentá-la por meio de uma revista. O PCE é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O grupo contou com a participação do apoio técnico, Luciano das Chagas Barros e os jovens cientistas,Fayna Pantoja (13), Hugo Glória, Paulo Ricardo (13), Rosineide Santana (14), Yasmin Queiroz (13) e Vinicius Cavalcante (12).

Pesquisa de campo

Segundo a coordenadora do trabalho, a pesquisa começou com a definição de um cronograma, no qual as atividades programadas foram distribuídas em etapas. Com reuniões semanais, os alunos aplicavam questionários e realizavam entrevistas com os moradores mais antigos, usando também artigos e trabalhos parecidos como referencial.

“Para irmos a fundo no tema escolhido, nós utilizamos uma prática ainda pouco conhecida pelos próprios alunos: a investigação. Instituições públicas como hospitais, bibliotecas e igrejas foram pesquisados pelos estudantes que, aos poucos, viram o resultado positivo sendo obtido ao se deparar com pessoas dispostas a ajudar e ceder as informações solicitadas”, destacou Farias.

Como resultado da pesquisa, faixas, folders e uma revista foram criados, divulgando em todo o município a história do bairro que fica na zona leste. Os estudantes descobriram que o bairro Santa Clara conta com uma população média de 1.934 habitantes, faz divisa ao norte com o Rio Amazonas e ao sul com a Lagoa da Francesa.

Uma das descobertas feitas e que chamou a atenção dos evolvidos com a pesquisa é a presença de Fábricas de Cerâmica, frigoríficos e muitas outras pequenas indústrias que escolheram o bairro para se instalar.

Histórico

O bairro Santa Clara surgiu nos anos 1970 numa antiga propriedade do então prefeito Gentil Belém, onde antes só existia mata e serrado. Aos poucos, o lugar foi se transformando em comunidade, com as cinco primeiras famílias que passaram a viver no local. Os problemas iniciais da época como acesso à rede elétrica e água potável foram superados. Uma Igreja Católica e uma casa de recuperação foram construídos para ajudar a cuidar da saúde dos idosos que viviam no local.

Aos poucos, a comunidade foi ganhando forma até se tornar o bairro Santa Clara como hoje é conhecido, um importante polo industrial da cidade de Parintins.

Sobre o PCE

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O projeto conta com aporte financeiro do governo do Estado, por meio da FAPEAM, com apoio das secretarias Estadual (Seduc) e Municipais (Semed) de ensino.

Micéia de Paula – PCE

Edição: Ulysses Varela 

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *