Projeto estimula popularização da Genética em escolas


14/08/2012 – Considerada uma Ciência pouco divulgada entre estudantes da Educação Básica, a Genética ganhou novo estímulo com o projeto “Conhecendo a Genética Humana: cromossomopatias” para se popularizar entre a comunidade e alunos de Manaus. Coordenado pela professora da Escola Superior de Ciências da Saúde, Lucivana Prata, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o projeto está inserido no programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C&T), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A proposta foi contemplada no Edital POP 18/2011.   

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Conforme Prata, assim como os alunos, pessoas da comunidade não acadêmica consideram a Genética complexa e que está inserida na área restrita do profissional de Saúde. Contudo, ela ressaltou que a Genética é importante para compreensão de diversos aspectos humanos, como as cromossomopatias que são caracterizadas por alterações nos cromossomos, por exemplo, a Síndrome de Down. “Mesmo com a ampla divulgação, evitando-se o preconceito, a origem das cromossomopatias não é abordada, o que impede a compreensão por parte da maioria da população”, comentou.

O ensino de Genética humana na educação básica é fundamental, segundo Prata, pois os estudantes precisam ser preparados para utilizar os conceitos desta área. Dessa forma, será possível entender e opinar em relação aos aspectos sociais e éticos desse campo de conhecimento. Ela pontuou que a Genética possibilita a formação de cidadãos conscientes, uma vez que ajuda na compreensão das diferenças individuais, aceitando a diversidade e reconhecendo-a como regra e não exceção.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O projeto encontra-se em fase de conclusão e será apresentado durante a Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), cujo tema será “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. A SNCT será realizada em todo o Brasil no período de 15 a 21 de outubro. Sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Amazonas é organizada pela Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti/AM).   

Segundo Prata, a SNCT é uma oportunidade para se divulgar a população conceitos e principais avanços científicos, por exemplo, sobre a Genética, para que o cidadão tenha entendimento de como a Ciência está presente no cotidiano e não apenas restrita aos laboratórios. “Estamos elaborando um produto audiovisual, com animação, no qual serão tratados conteúdos fundamentais para a compreensão das cromossomopatias. Ao final será apresentado um jogo pedagógico, inspirado no clássico jogo da memória, onde o participante deverá encontrar os pares relacionados à síndrome e alteração cromossômica respectiva”, explicou.

Durante a SNCT, a mídia audiovisual, acompanhada de um folder sobre Genética, será distribuída às escolas participantes do evento. O projeto pretende beneficiar mais de mil alunos.

Sobre o POP

O programa foi criado pela FAPEAM e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) para viabilizar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre Ciência e Tecnologia em locais públicos, organizadas por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Cromossomopatias

Grupo de doenças genéticas em que há alteração no número ou na estrutura dos cromossomos. Na espécie humana, o número normal de cromossomos é 46 (2n), distribuídos em 23 (n) pares, sendo 22 pares de autossomos (numerados de 1 a 22) e um par de cromossomos sexuais (X e Y).

 

Rosa Doval – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *