Projeto Jornal na Escola quer levar estudantes a refletirem sobre Comunicação


21/06/2011 – Um projeto da Escola Estadual Antenor Sarmento Pessoa, aprovado recentemente no Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), quer levar um grupo de estudantes do Ensino Médio a refletir sobre os processos de Comunicação atuais.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Intitulado ‘Jornal na escola’, o projeto é a continuidade de uma pesquisa desenvolvida no PCE em 2010 e tem como proposta mostrar aos alunos como trabalhar o jornalismo no âmbito pedagógico. De acordo com a professora Raimunda Louderth Farias da Cunha, foi a experiência adquirida  que a estimulou  a continuar na temática de Comunicação, desta vez com o jornal impresso.

Objetivos

O projeto ‘Jornal na Escola’ pretende fazer uma análise sobre a linguagem escrita e visual, a partir da estrutura, do estudo de gênero dos textos jornalísticos, da abordagem interdisciplinar com matérias jornalísticas extraídas de jornais locais, já que a questão da comunicação tem sido preocupação em várias áreas do conhecimento.

“Nossa metodologia é disponibilizar ao aluno um recurso excelente para despertar a curiosidade e o interesse, fornecendo para o mesmo uma formação cidadã, visto que irá contribuir para a formação acadêmica dele, superar suas limitações, argumentações e suas concepções com visão crítica sobre o tema estudado, além de socializar os novos conceitos com a comunidade escolar”, explicou Lourdeth.src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/DSC00076.JPG

Desenvolvimento educacional

Para a professora, trabalhar na área da educação é um desafio profissional por conta das constantes mudanças socioeconômicas e políticas na sociedade. “Por isso, é preciso buscar sempre alternativas para a formação de crianças e jovens, e o jornal é tido como um instrumento pedagógico, possibilitando o desenvolvimento das operações mentais, habilidades e capacidade, que vão além da repetição de conteúdos programados.

O conteúdo do jornal, segundo Lourdeth, leva o aluno a exercitar várias operações como  processar as informações, comentar, explicar, selecionar, comparar, sintetizar, interpretar e justificar, pois os jornais exigem um aprofundamento analítico sobre as representações sociais. “Uma matéria jornalística poderá ser utilizada por diferentes disciplinas, cada qual fazendo uma abordagem. Dessa forma, o aluno perceberá que necessita dos diversos ramos do conhecimento para uma análise e compreensão mais apurada da realidade”, explicou.

O jornal facilitará a abordagem desses aspectos. A partir das informações jornalísticas, estudantes e professores podem ter várias visões de mundo, além de estarem debatendo tema local ou regional.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola foi criado pela FAPEAM e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Visa apoiar a participação de professores e estudantes da educação básica e de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas estaduais no Amazonas e municipais de Manaus, objetivando contribuir para a formação dos estudantes e facilitando o acesso a informações científicas e tecnológicas aos diferentes atores participantes.

 

Redação – Nefa Costa

Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2025 – FAPEAM

    pesquisa_satiztacao_2025

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • Especial Cop 30

    LATERAL DE SITE (1)

  • agenda_fapeam_2025_pop-up-1024x1024

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New