Projeto Pequenos Guias completa 15 anos de existência


O projeto “Pequenos Guias” do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) completa, em maio de 2010, 15 anos de criação. O projeto já formou mais de 862 adolescentes, que hoje são capazes de perceber a importância das questões ambientais para suas vidas.

Executado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), o projeto tem como objetivo sensibilizar os adolescentes para o fato de que a floresta faz parte do cotidiano da comunidade manauara, ressaltando a importância do cuidado ambiental e tendo o Bosque da Ciência como espaço de exercício da cidadania.

“O projeto Pequenos Guias se consolida como uma bem-sucedida forma de integração da sociedade com o cuidado ambiental, tendo os adolescentes como atores principais”, afirmou Maria Inês Gasparetto Higuchi, coordenadora do projeto.

De acordo com Higuchi, a ideia do projeto surgiu a partir do programa “Inpa e Sociedade”, que serviu de base para a implantação do Bosque da Ciência. Na época, foi trabalhado com os moradores do entorno do Instituto a necessidade de eles considerarem o fragmento de floresta dentro da cidade como pertencente à coletividade e não propriedade de uma instituição. Ela explicou que os moradores foram ouvidos, o que permitiu o surgimento de várias formas de integração.

Segundo a pesquisadora, os adolescentes que participam do projeto acompanham os visitantes pelas trilhas do Bosque e fornecem informações simples sobre os centros de visitação. O tempo de permanência do jovem no projeto é de um ano.

Desde 2009, o projeto passa por uma avaliação psicossocial e educacional que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do edital do Programa Integrado de Pesquisa Científica e Tecnológica (Pipt). Os recursos são destinados à pesquisa científica a respeito do impacto do projeto na vida pessoal e sócio-comunitária dos jovens ao longo desses 15 anos.

Em 2010, a equipe executora do programa conta com a participação da técnica executiva Maria Solange Moreira, o gestor administrativo Renato Martins Lira, a aluna de pedagogia e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Jackeline Santos Araújo, os bolsistas da FAPEAM Winnie Gomes da Silva e Camila Mayara Guimarães e a design gráfico Cristiane Andrade Pinto.

Luana Gomes e Luís Mansuêto – Agência Fapeam

 

(com informações do Inpa)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *