Projeto que ensina computação sem computadores recebe apoio da FAPEAM
08/05/2013 – Ensinar computação sem computadores, mas por meio de atividades lúdicas é a proposta do Projeto Computação Desplugada, um dos 21 beneficiados pelo Edital 018/2012, do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Coordenado pelo doutor em Ciência da Computação, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Raimundo da Silva Barreto, o projeto é voltado para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, da rede pública de ensino, e utiliza, entre outras ações, a dança e o teatro, para levar a mensagem aos estudantes.
“O projeto desmistifica o conceito de que a computação é algo inacessível, além de popularizar a ciência da computação, despertando o interesse nestes jovens”, destacou Barreto.
Segundo ele, o projeto pode ser aplicado em qualquer lugar, uma vez que não se utiliza de aplicativos ou outros equipamentos tecnológicos, para interagir com o público.
Beneficiado com um investimento de R$ 26.907,90, por parte da FAPEAM, o projeto vem sendo posto em prática há um ano, e durante esse período já foi apresentado aos estudantes de várias escolas estaduais de Manaus, como Djalma Batista e Ângelo Ramazzotti, para citar algumas, além da Escola Estadual Vital de Mendonça, em Itacoatiara – município localizado a 176 quilômetros da capital.
Com o investimento da FAPEAM, observou Raimundo Barreto, o projeto poderá ser levado para outras escolas de Manaus e também do interior do Amazonas. Um destes municípios, conforme o coordenador do Computação Desplugada, deverá ser Parintins – localizado a 369 quilômetros da capital.
Sobre o POP C,T&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados, por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.