Projeto sensibiliza alunos para a importância da educação ambiental


22/12/2012 – O crescimento contínuo do lixo produzido na cidade de Manaus foi um dos motivos que levaram a educadora da Escola Estadual Pedro Silvestre, localizada no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus, Cláudia Olímpio, a desenvolver um projeto de reciclagem e educação ambiental. Intitulado ‘Reciclagem de lixo: um exercício de Cidadania’, o estudo está em andamento e recebe o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

 

“O projeto tem por finalidade incentivar os alunos para a prática da reciclagem do lixo e a educação ambiental, pois atualmente a quantidade de lixo produzida em nosso País vem crescendo. Isso ocorre devido ao aumento de produtos industrializados e pelo descarte de embalagens que demoram anos para se decompor”, explicou Olímpio.

 

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

 

A professora disse que, a partir do projeto, pretende diminuir a quantidade de lixo produzida na escola, além de mostrar aos alunos a importância de selecionar o lixo antes de descartá-lo. “O objetivo principal do projeto é sensibilizar a comunidade escolar para que seja reduzida a quantidade de lixo produzida na instituição, incentivando dessa forma a educação ambiental”, explicou.

 

O projeto tem contribuído para que os alunos desenvolvam o hábito da leitura e escrita através da pesquisa, fazendo com que o estudante se sinta capaz de relacionar o que aprende dentro da escola com o mundo a sua volta.

 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/recic.jpg“O projeto tem contribuído para que os alunos se sintam mais responsáveis pela preservação do meio ambiente. Em nossos encontros, eles se mostram encantados com as descobertas que estão fazendo sobre a reciclagem e se envolvem de corpo e alma nas pesquisas. Em casa, já fazem a coleta seletiva do lixo”, disse.

 

O projeto teve início em junho deste ano e conta com a participação dos alunos da escola, onde participam de palestras com temas voltados para educação ambiental e realizam a separação do lixo através da coleta seletiva.

 

Meio Ambiente

 

O lixo é um problema que hoje recebe maior atenção se comparado há alguns anos.  Antes nas lixeiras eram vistos materiais orgânicos, que são de fácil decomposição pela natureza. Hoje, devido ao aumento excessivo de produtos industrializados, as lixeiras transbordam com embalagens plásticas.

 

Na lista dos produtos que mais demoram para se decompor pela natureza estão os papéis que demoram em torno de 3 a 6 meses para se decompor, as embalagens plásticas com cerca de 100 anos e os vidros com mais de 4 mil anos para se decompor.

 

Sobre o PCE

 

É um programa que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas e conta com a parceria das secretarias estadual e municipais de ensino.

 

Rosilene Corrêa e Esterffany Martins – Agência FAPEAM

 

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *