Projeto sensibiliza motoristas sobre o respeito às Leis de Trânsito
09/01/2012 – Segundo dados divulgados pela Seguradora Líder, empresa que administra o seguro obrigatório de veículos (DPVAT), a cada 30 segundos é registrado um acidente de trânsito no Brasil e, todos os dias, pelo menos 160 pessoas morrem em decorrência de acidentes nas estradas e vias urbanas em todo o País. Tem sido assim nos últimos cinco anos e, na maioria dos casos, as vítimas são os próprios condutores. Esses números fazem com que o Brasil ocupe o 5º lugar na lista de classificação mundial em mortes no trânsito.
A maioria dos acidentes é causada pela má conduta dos motoristas ou pela falta de atenção e educação no trânsito. Os dados despertaram a atenção da educadora Maria do Perpétuo Socorro Miranda de Aquino que, sensibilizada com a situação, desenvolveu o projeto ‘Trânsito x Educação: consciência adquirida em parceria com a escola’. A iniciativa envolveu os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof. Djalma Batista, na zona sul de Manaus, e pessoas da comunidade.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De forma simples a ação, fomentada pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), buscou respostas para as principais questões comportamentais dos condutores da capital. Ela explicou que, primeiramente, precisaram analisar a realidade do trânsito local e, a partir daí, buscaram referências teóricas.
“Tivemos que estudar o código de trânsito e desenvolver materiais didáticos e pedagógicos para trabalharmos na escola e nas ruas da capital. A iniciativa visava promover a coletividade, via participação dos alunos e comunidade, com discussões sobre o exercício da cidadania, a mobilidade e acessibilidade para todos, bem como os papéis de cada indivíduo. Tudo isso permite garantir o direito de ir e vir de todo o cidadão”, explicou.
Para Aquino, é necessário que os condutores sejam sensibilizados e conscientizados a respeito dos problemas de trânsito. “A imprudência dos condutores é um dos fatores que mais causa acidentes no trânsito, pois os mesmos não respeitam as leis do Código de Trânsito Brasileiro e, principalmente, não respeitam a vida de outras pessoas, tornando-se assim referência negativa para quem os cerca”.
Como resultados, Aquino conseguiu o envolvimento de toda a comunidade escolar, levando os alunos a campo. Eles foram às ruas e conversaram com os condutores. O objetivo foi mostrar que é necessário respeitar as leis de trânsito, respeitar os pedestres e que cada um deve fazer a sua parte para diminuir o índice de acidentes.
Sobre o PCE
O programa apoia, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Rosilene Corrêa – Agência FAPEAM

























